O homem deve viver o presente e perseguir a paz interior 

     O homem persegue durante toda sua vida a felicidade, e para isto ele se apega a três ferramentas no intuito de conquistar esta felicidade; o prazer o poder e o ter. O poder lhe proporciona o ter e o prazer; o prazer como o ter realiza seu SER que, por conseguinte o homem acredita que por estas ferramentas consegue atingir a felicidade. No entanto, sabemos que as coisas não são bem assim. Primeiro penso que a felicidade é um estado, é um momento emocional. Qualquer situação negativa pode transformar um momento de felicidade em de tristeza. Sendo assim, querer ser feliz por meio de uma busca desmedida do prazer, do poder e do ter acaba sendo querer fugir de uma falta de paz interior. 

     Nesta busca desenfreada pela felicidade o homem acaba se destruindo e destruindo todos que vivem ao seu redor. Muitas vezes, o não atingir a felicidade leva o homem a caminhar por caminhos perigosos, usando de outras fontes para atingir esta felicidade, ou mesmo para compensar esta necessidade interior que nem ele mesmo sabe direito o que procura. 

     Pois bem, penso que, na verdade o homem não deve buscar a felicidade propriamente, mas a paz interior que precisa para saber usufruir dos momentos felizes, bem como ultrapassar com equilíbrio emocional as tempestades que ocorrem durante a vida. 

     Jesus num determinado momento fala sobre como o homem deve viver e como não sofrer nesta busca desenfreada pelo amanhã. Muitas vezes queremos recolher bens, ou alimentos para o amanhã sem jamais ter a certeza deste amanhã. E nesta necessidade de garantir o amanhã se perde a oportunidade de ser feliz hoje. Jesus em Lucas 12, 22-29 diz: 22 Jesus voltou-se então para seus discípulos: Portanto vos digo: não andeis preocupados com a vossa vida, pelo que haveis de comer; nem com o vosso corpo, pelo que haveis de vestir. 23 A vida vale mais do que o sustento e o corpo mais do que as vestes. 24 Considerai os corvos: eles não semeiam, nem ceifam, nem têm despensa, nem celeiro; entretanto, Deus os sustenta. Quanto mais valeis vós do que eles? 25 Mas qual de vós, por mais que se preocupe, pode acrescentar um só côvado à duração de sua vida? 26 Se vós, pois, não podeis fazer nem as mínimas coisas, por que estais preocupados com as outras? 27 Considerai os lírios, como crescem; não fiam, nem tecem. Contudo, digo-vos: nem Salomão em toda a sua glória jamais se vestiu como um deles. 28 Se Deus, portanto, veste assim a erva que hoje está no campo e amanhã se lança ao fogo, quanto mais a vós, homens de fé pequenina! 

     Esta reflexão de Jesus é de suma importância para percebermos o amor de Deus pela humanidade. Se Ele é capaz de dar beleza aos lírios que tem apenas algumas horas de vida e depois murcha; se Ele cuida dos pássaros porque não haveria de dar à nós que somos seus filhos a segurança para a felicidade, que é a paz? É fundamental viver o presente sem a necessidade de ficar na ansiedade do amanhã? 

     O homem precisa estar na busca da paz interior, esta paz quem pode dar é só Deus, é Nele que encontramos a paz verdadeira que faz o homem deixar de ir atrás de outras fontes que certamente o leva ainda mais para o abismo e a infelicidade. 

     Quando construímos objetivos precisamos traçar planos e coloca-los em ação. Sendo assim, é comum o homem para atingir sua realização pessoal, emocional perder-se a oportunidade de ser feliz ou mesmo de encontrar a paz que ele tanto almeja. Neste sentido, as palavras de Jesus são profundas partindo das primícias de que, Deus deseja e quer é a felicidade do homem, que, por conseguinte é paz que tanto procura.
Ataíde Lemos
Enviado por Ataíde Lemos em 06/02/2007
Código do texto: T371829