Uma Nova Criatura

“Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura. E a todos quanto andares conforme esta regra, paz e misericórdia sobre eles e sobre o Israel de Deus”. Gl 6:15-16

Afinal o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido ou apenas curar os enfermos que necessitam de medico? Porque o que se vê na televisão é cura e mensagem de prosperidade por todos os lados. Fico a pensar o que é mais importante: à cura ou o autor da cura? Um dos frutos do Espírito é o autocontrole, a paz que excede todo o entendimento que nos dá tranqüilidade para vivermos em qualquer circunstancia. Na fartura ou na necessidade, devemos nos alegrar no Senhor, e exultar o Deus da nossa salvação. Veja o que o apostolo Paulo diz em Fp 4:12-13 Sei estar abatido, e sei também ter abundancia em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, quanto a ter fartura, como a ter fome, tanto a ter abundância como a padecer necessidade. Posso todas as coisas naquele que me fortalece. Portanto não são “felicidades” momentâneas que deve ser o carro chefe da nossa vida. Não há virtude alguma em ser curado apenas fisicamente, só há virtude quando reconhecemos o autor da cura como Senhor e Salvador da nossa vida, assim como fez um dos dez leprosos, porque nele podemos enfrentar a morte, do contrario não há esperança de vida eterna. Todos que já foram curados morreram e os que vão ser idem. Nem as pessoas que Jesus ressuscitou depois de algum tempo resistiram à morte, por isso Jesus é o primogênito dos mortos porque ele foi o único que morreu ressuscitou e se apresentou vivo com muitas e infalíveis provas, sendo visto pelos discípulos por espaço de quarenta dias. Paulo diz que a virtude do cristão é ser uma nova criatura em 2Co 5:17 está escrito: Assim se alguém está em Cristo, nova criatura é, as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. Como pode surgir novas criaturas, se as pessoas estão interessadas apenas em ser curadas? Em Lc 17:12-14 está escrito: E, entrando numa certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos, os quais pararam de longe; e levantaram a voz dizendo: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós. E ele vendo-os, disse-lhes: ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos. Desses dez homens apenas um teve interesse em saber mais de Cristo, nos versículos 15-16 diz: E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz e caiu-se aos seus pés, com rosto em terra, dando-lhe graças e este era samaritano. Não basta apenas ser curado é preciso nascer de novo, ser uma nova criatura, e se tornar uma pessoa bem-aventurada com atitudes de amor para com o próximo como está escrito nessa poesia que eu escrevi intitulada: “Bem-aventurado” que diz: Um coração limpo e puro tem fome e sede de justiça, derrama lagrimas quando chora e é pobre de espírito. Honra o seu pai e a sua mãe e é obediente ao Senhor, além de ser sincero e honesto e um grande admirador. É misericordioso manso e pacificador, mesmo sendo perseguido por causa do seu Senhor. Ama os inimigos e bendiz os que o maldizem, e oferece-lhe a outra face quando uma delas está ferida. Se lhe tiram alguma coisa às demais ele não nega, e dá tudo a quem lhe pedir sem cobrança no porvir. Não julga e não condena por ser tão quanto pecador, trata a todos como a si mesmo, pois nele habita o amor. Uma das características do novo convertido é o arrependimento do pecado, quando Jesus entrou na casa de Zaqueu o publicano ele disse: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado (Lc 19:9).Jesus renova o nosso entendimento e faz com que a gente não se conforme com esse mundo, e nos garante uma nova morada para que onde ele estiver possamos está nós também. Imagino que a alegria do leproso que voltou deve ter sido muito maior quando ele descobriu que o que é corruptível será revestido de incorruptibilidade, e o que é mortal será revestido de imortalidade e que a morte será tragada na vitória (1Co 16:53). O que é mais importante à cura ou o autor da cura? Tem muita gente clamando como fez nove dos dez leprosos, e indo embora sem conhecê-lo. O apostolo Paulo disse que se esperarmos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens (1Co 15:19). Ser curado em Cristo Jesus não tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura nele. Devemos permanecer na sua palavra anunciar as boas novas, ensinar a todos os seus ensinamentos, porque ele está conosco todos os dias até a consumação dos séculos. Em Jo 6:58 está escrito: Este é o pão que desceu do céu, não é o caso de vossos pais, que comeram o maná e morreram, quem comer este pão viverá para sempre. No cantou cristão tem um hino chamado: “Mais de Cristo” que diz em sua segunda estrofe: Mais de Cristo compreender, quero a Cristo obedecer, Sempre perto dele andar, seu amor manifestar. Mais, mais de Cristo! Mais, mais de Cristo! Mais do seu puro e santo amor, mais de ti mesmo, ó Salvador! Amem!

Antonio Sergipano
Enviado por Antonio Sergipano em 11/06/2012
Reeditado em 11/07/2015
Código do texto: T3717371
Classificação de conteúdo: seguro