TOME POSSE 78

Há uma necessidade premente de que os cristãos católicos se debrucem sobre a Palavra de Deus e os documentos do Magistério da Igreja a fim de se deixarem catequizar e catequizarem tantos quantos precisam experienciar a presença de Jesus em suas vidas.

O Catecismo da Igreja Católica é um manancial onde devemos saciar a sede de um conhecimento verdadeiro e transparente em relação a tantos assuntos que não entendemos na Bíblia. É aqui que encontramos as respostas que nos são dadas pelo Magistério, assistido pelo Espírito Santo. Não podemos dar interpretações particulares às passagens incompreensíveis para nós. A autoridade maior é a Igreja. Reportando-se à pessoa de São Paulo, ensina-nos o primeiro Papa:“É o que ele faz em todas as suas cartas, nas quais fala nestes assuntos. Nelas há algumas passagens difíceis de entender, cujo sentido os espíritos ignorantes ou pouco fortalecidos deturpam, para a sua própria ruína, como o fazem também com as demais Escrituras. (Pedro 3,16)

Como poderemos aprender a nossa doutrina se nos falta intimidade com a Bíblia e o CIC? Seremos sempre católicos de fachada e de estatística, incapazes de evangelizar quem quer que seja, ou elucidar dúvidas de centenas de pessoas.

Havia surgido um questionamento entre os mestres da Lei que afirmavam ser o Messias (ungido de Deus), filho de Davi. No Templo, Jesus explica essa controvérsia criada por falta de conhecimento e interpretação errônea da Palavra. “O próprio Davi, movido pelo Espírito Santo, falou: 'Disse o Senhor ao meu Senhor: senta-te à minha direita, até que eu ponha teus inimigos debaixo dos teus pés'. Portanto, o próprio Davi chama o Messias de Senhor. Como é que ele pode então ser seu filho? ” (Marcos 12,36-37)

No Ofício Divino ou Liturgia das Horas encontra-se a mais bela tradução para esta passagem do profeta Jeremias 15,16: “Quando encontrei tua Palavra alimentei-me; e ela tornou-se para mim uma delícia, alegria do coração.” A Bíblia é alimento; o Catecismo é a sobremesa. TOME POSSE!

ALMacêdo

08/06/2012

Antonio Luiz Macêdo
Enviado por Antonio Luiz Macêdo em 08/06/2012
Código do texto: T3712020
Classificação de conteúdo: seguro