TOME POSSE 75
A espionagem e as armadilhas sempre existiram. Existem armadilhas de todas as espécies com o intuito de flagrar quaisquer tipos de irregularidades. E nessa época da eletrônica evidenciada, a sofisticação ultrapassa os limites a cada dia.
Esses olhos eletrônicos que vêem durante vinte e quatro horas sem bater as pestanas são de grande utilidade como “vigias”, mas também como armadilhas seguras e eficazes nas denúncias documentais gravadas em imagens ou fotografias.
Dois exemplos simples: o olho atento em algumas babás e os radares, medidores de velocidade.
No tempo de Jesus a metodologia era outra. As palavras, a astúcia e as artimanhas eram os “deduradores” da época. Tanto é que as autoridades mandaram fariseus até Jesus com a intenção de prendê-lo através de uma dessas artimanhas muito bem elaboradas. Numa hipocrisia sem tamanho aproximaram-se de Jesus e conscientes de que ele não sairia dessa enroscada, perguntaram: “É lícito ou não pagar o imposto a César? Devemos pagar ou não?” Pergunta fatal. Responder ‘sim’ era ir de encontro ao seu povo – o povo judeu – explorado e massacrado pelo jugo romano. Responder ‘não’ significaria desobedecer a ordem do imperador, o que o levaria à prisão e à morte.
Jesus percebendo a astúcia deles pediu uma moeda. Foi-lhe entregue. Olhando fixamente os mensageiros indagou: “De quem é a figura e a inscrição que está nessa moeda?” Responderam: “De César.” O silêncio tomou conta do ambiente. As respirações pararam. A expectativa redobrou na ânsia do que ele iria dizer. Jamais poderiam esperar aquela resposta. Ela trazia em si algo ‘de cima’, o dom da Sabedoria do Espírito Santo: “Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.”
Você sonega imposto? Dá ‘um jeitinho’ no imposto de renda para receber restituição maior? Fique atento ou atenta à ordem de Jesus. Nas palavras de hoje poderíamos traduzir assim: “Dai ao governo o que é do governo, e a Deus o que é de Deus.” Sendo que o que é de Deus deve ser prioridade. “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e tudo o mais vos será dado por acréscimo.” TOME POSSE!
ALMacêdo
05/06/2012