TOME POSSE 74
Vivemos a mais caótica das situações que poderíamos imaginar. A inversão de valores deprava os corações; a desmoralização da ética impulsiona uma corrupção atroz e mórbida, estimulando a violência, a ganância, o ganho a qualquer custo, cumprindo-se o velho adágio “quem for podre que se quebre.” Quebram-se os parâmetros da honestidade e da honradez para que se viva “o ri melhor quem ri primeiro.”
É chegado o tempo em que prestar determinados tipos de ajuda mesmo a pessoas de nossa confiança torna-se difícil, quase impossível, porque não mais sabemos quem é quem, ou quem quer o quê em troca de quê. E aí “as aparências enganam sim.”
O que vem a ser uma parábola? É uma narração alegórica que nos traz algum ensinamento. Jesus utilizou muito em suas pregações desse estilo de narração. Prendia a atenção do povo e era de fácil compreensão. Tratava das coisas do dia a dia das pessoas.
Ele conta que havia um homem dono de uma vinha. Tendo que viajar entregou-a a um amigo para que ficasse cuidando, e partiu. No tempo da colheita enviou alguns servos a fim de receber a parte que era sua. Mataram os servos. Outros mais foram enviados, e foram também mortos. Ele enviou o filho. Quando descobriram que era o herdeiro, mataram mais rapidamente ainda do que os outros. Qual a finalidade? Permanecer na posse de toda a vinha.
Você já viu alguma situação parecida com essa? Essa narrativa ocorreu há dois mil anos. Parece a manchete do jornal de hoje, de tão atual.
Quando os valores de Deus são “trocados” pelos valores do mundo, não pode acontecer outro tipo de coisa. O preço da vida não chega a valer um centavo sequer. E o que estamos fazendo para que haja uma reviravolta nesse estado de coisas? Qual a nossa parte dentro desse todo?
Em meio a todas as circunstâncias o Senhor realizou a sua vingança: “Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.”
Na parábola contada por Jesus, o Senhor da vinha é o próprio Pai. Ele também realizou a sua vingança, mas ninguém compreendeu: “A pedra que os construtores rejeitaram veio a tornar-se pedra angular. Isto é obra do Senhor, e ela é admirável aos nossos olhos (Salmo 117,22s)” TOME POSSE!
ALMacêdo
04/06/2012