TOME POSSE 71

Quem já viu, participou ou foi protagonista de uma cena assim? O chefe reúne todos os funcionários e promete uma sensacional promoção, desde que a produtividade alcance a meta mensal duplicada. Salário aumentado, comissão fixada num valor mais alto, plano de saúde para a família, serão as benesses de quem atingir as novas normas da empresa.

Em princípio a euforia pela oportunidade que nunca tiveram, o desejo renovado de crescer, passa até pela cabeça cursar uma faculdade para segurar de uma vez por todas um status do qual em tempo algum foram possuidores.

A partir daí acontece algo inerente à maioria dos seres humanos: o egocentrismo e a ganância. É o que expressa aquele adágio popular: “Quem for podre que se quebre.” Para ser o possuidor de todos esses benefícios ‘vale tudo.’ É a lei do Gérson. Tem que tirar vantagem, não importando os meios para atingir a meta. Fofocar, puxar o saco do chefe, dedurar os colegas, mentir... Para agarrar com unhas e dentes essa oportunidade ímpar, vende-se até a alma.

Na comunidade de Jesus, constituída apenas por doze homens, a coisa não era diferente. Eram seres humanos como nós, dotados de ambições, ganâncias e egocentrismo. Primeiro eu... Segundo eu... Terceiro eu de novo... Quarto eu outra vez... Quinto eu novamente...

O episódio de hoje demonstra muito bem quem eram eles. Jesus explica que vai a Jerusalém para ser morto, mas ao terceiro dia ressuscitará. Tiago e João (o discípulo amado), aproximam-se de Jesus e lhe fazem um pedido de promoção: “Deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda, quando estiveres na tua glória!” Subir, passando para trás os companheiros. Receber promoção derrubando os amigos. Você já viu isso em algum lugar?

Os outros dez quando souberam, indignaram-se e queriam partir para a briga, para o revide. Jesus interveio: “Vós sabeis que os chefes das nações as oprimem e os grandes as tiranizam. Mas, entre vós, não deve ser assim: quem quiser ser grande, seja vosso servo; e quem quiser ser o primeiro, seja o escravo de todos.” TOME POSSE!

ALMacêdo

30/05/2012

Antonio Luiz Macêdo
Enviado por Antonio Luiz Macêdo em 30/05/2012
Código do texto: T3695443
Classificação de conteúdo: seguro