Missão de misericórdia na Judéia
HÁ ALGUMAS SEMANAS, DURANTE A FESTIVIDADE DA DEDICAÇÃO EM JERUSALÉM, OS JUDEUS TENTARAM MATAR JESUS. POR ISSO,ELE VIAJOU PARA O NORTE, EVIDENTEMENTE PARA UMA REGIÃO NÃO MUITO LONGE DO MAR DA GALILÉIA.
POUCO DEPOIS, JESUS DIRIGE-SE NOVAMENTE PARA O SUL, NA DIREÇÃO DE JERUSALÉM, PREGANDO AO LONGO DO CAMINHO NAS ALDEIAS DA PERÉIA, UM DISTRITO A LESTE DO RIO JORDÃO. APÓS CONTAR A ILUSTRAÇÃO DO RICO E LÁZARO, ELE CONTINUA A ENSINAR A SEUS DISCÍPULOS COISAS QUE ENSINOU ANTES, NA GALILÉIA.
ELE DIZ, POR EXEMPLO, QUE SERIA MAIS PROVEITOSO PARA UMA PESSOA QUE 'SE LHE PENDURASSE NO PESCOÇO UMA MÓ E QUE FOSSE LANÇADA NO MAR' DO QUE FAZER TROPEÇAR A UM DOS "PEQUENOS" DE DEUS. FRISA TAMBÉM A NECESSIDADE DE PERDÃO, EXPLICANDO:"MESMO SE [UM IRMÃO] PECAR CONTRA TI SETE VEZES POR DIA E VOLTAR A TI SETE VEZES, DIZENDO: 'ARREPENDO-ME', TENS DE PERDOAR-LHE".
QUANDO OS DISCÍPULOS PEDEM: "DÁ-NOS FÉ", JESUS RESPONDE: "SE TIVÉSSEIS FÉ DO TAMANHO DUM GRÃO DE MOSTARDA, DIRÍEIS A ESTA AMOREIRA-PRETA: "SÊ DESARRAIGADA E PLANTADA NO MAR!' E ELA VOS OBEDECERIA." DE MODO QUE MESMO UM POUCO DE FÉ PODE REALIZAR COISAS GRANDES.
A SEGUIR RELATA UMA CIRCUNSTÂNCIA DA VIDA REAL, QUE ILUSTRA A ATITUDE CORRETA DUM SERVO DO DEUS TODO-PODEROSO. "QUEM DE VÓS, QUE TIVER UM ESCRAVO ARANDO OU CUIDANDO DO REBANHO", DIZ JESUS, "LHE DIRÁ, AO CHEGAR ELE DO CAMPO:'VEM LOGO PARA CÁ, E RECOSTA-TE À MESA'? ANTES, NÃO LHE DIRÁ: 'APRONTA-ME ALGO PARA MINHA REFEIÇÃO NOTURNA, E PÕE O AVENTAL E MINISTRA-ME ATÉ EU TER ACABADO DE COMER E DE BEBER, E DEPOIS PODES COMER E BEBER'? SERÁ QUE ELE SENTIRÁ GRATIDÃO PELO ESCRAVO PORQUE ELE FEZ AS COISAS DETERMINADAS? ASSIM TAMBÉM VÓS, QUANDO TIVERDES FEITO TODAS AS COISAS QUE VOS FORAM DETERMINADAS, DIZEI:'SOMOS ESCRAVOS IMPRESTÁVEIS. O QUE TEMOS FEITO É O QUE DEVÍAMOS FAZER.' '' PORTANTO, OS SERVOS DE DEUS NUNCA DEVEM ACHAR QUE ESTÃO FAZENDO A DEUS UM FAVOR POR SERVI-LO. EM VEZ DISSO, DEVEM SEMPRE LEMBRAR-SE DE QUE É UM PRIVILÉGIO ADORÁ-LO COMO MEMBROS FIDEDIGNOS DE SUA FAMÍLIA.
APARENTEMENTE LOGO DEPOIS DE JESUS CONTAR ESSA ILUSTRAÇÃO, CHEGA UM MENSAGEIRO. ELE FOI ENVIADO POR MARIA E MARTA, IRMÃS DE LÁZARO, QUE MORAM EM BETÂNIA, NA JUDÉIA.'SENHOR EIS QUE AQUELE POR QUEM TENS AFEIÇÃO TÁ DOENTE", DIZ O MENSAGEIRO.
JESUS RESPONDE: 'ESTA DOENÇA NÃO TEM A MORTE POR SEU OBJETIVO, MAS É PARA A GLÓRIA DE DEUS, A FIM DE QUE O FILHO DE DEUS SEJA GLORIFICADO POR INTERMÉDIO DELA." DEPOIS DE PERMANECER DOIS DIAS ONDE ESTÁ, JESUS DIZ A SEUS DISCÍPULOS: "VAMOS NOVAMENTE À JUDÉIA." CONTUDO, ELES O LEMBRAM: "RABI, OS DA JUDÉIA TÊM ULTIMAMENTE BUSCADO APREDREJAR-TE, E TU VAIS NOVAMENTE PARA LÁ?"
"NÃO HÁ DOZE HORAS NA LUZ DO DIA?", INDAGA JESUS EM RESPOSTA. "SE ALGUÉM ANDAR NA LUZ DESTE MUNDO. MAS, SE ALGUÉM ANDAR NA NOITE, COLIDIRÁ COM ALGO, PORQUE A LUZ NÃO ESTÁ NELE."
O QUE JESUS TALVEZ QUEIRA DIZER É QUE AS "HORAS DE LUZ NO DIA", OU O TEMPO QUE DEUS CONCEDEU PARA SEU MINISTÉRIO TERRESTRE, AINDA NÃO SE ESGOTARAM, E QUE, ATÉ QUE ISSO ACONTEÇA, NINGUÉM PODERÁ PREJUDICÁ-LO ELE PRECISA USAR PLENAMENTE O CURTO PERÍODO DE "LUZ DO DIA" QUE LHE RESTA, POIS DEPOIS VIRÁ A "NOITE", QUANDO SEUS INIMIGOS O MATARÃO.
JESUS ACRESCENTA: "LÁZARO, NOSSO AMIGO, FOI DESCANSAR, MAS EU VIAJO PARA LÁ PARA O DESPERTAR DO SONO."
EVIDENTEMENTE PENSANDO QUE LÁZARO ESTÁ USUFRUINDO UM SONO REPARADOR, E QUE ISSO É UM SINAL POSITIVO DE QUE ELE SE RECUPERARÁ, OS DISCÍPULOS RESPONDEM:"SENHOR, SE ELE FOI DESCANSAR, FICARÁ BOM".
DAÍ, JESUS FALA-LHES FRANCAMENTE: LÁZARO MORREU, E EU ME ALEGRO POR CAUSA DE VÓS QUE NÃO ESTAVA LÁ, AFIM DE QUE ACREDITEIS. MAS, VAMOS TER COM ELE."
DANDO-SE CONTA DE QUE JESUS PODERIA SER MORTO NA JUDÉIA, E AO MESMO TEMPO DESEJANDO APOIÁ-LO, TOMÉ INCENTIVA SEUS CONDISCÍPULOS: "VAMOS TAMBÉM, PARA QUE MORRAMOS COM ELE." ASSIM, CORRENDO RISCO DE VIDA, OS DISCÍPULOS ACOMPANHAM JESUS NESSA MISSÃO DE MISERICÓRDIA NA JUDÉIA.
LUCAS 13:22; 17:1-10; JOÃO 10:22,31,40-42, 11:1-16
O MAIOR HOMEM QUE JÁ VIVEU.