30/11/11 - Vivendo e aprendendo. Com a formiga

Existe uma habilidade que, sem vergonha alguma, preciso desenvolver na minha vida: fiscalizar a natureza. Sei que a expressão está diretamente ligada a ficar à toa, mas, nem sempre é assim. O fiscal da natureza observa a natureza para dela obter conhecimento. Pelo menos é isso que Salomão, o pai dos fiscais da natureza, diz.

Imbuído de tão nobre desejo, fiquei a observar um grupo de formigas – daquelas não-pequenas – que estavam a trabalhar. Enquanto exercia meu constitucional direito de liberdade de pensamento, Deus falava comigo: “Vai ter com a formiga ó preguiçoso, vê os seus caminhos e sê sábio” (Pv 6:6). “Tá bom, tá bom!”, respondi. Só não gostei do ‘preguiçoso’, mas vá lá, os adjetivos recebidos são mais verdadeiros que os reclamados.

Minhas professoras-formigas tentavam, sem sucesso, carregar uma folha proporcionalmente imensa em relação aos seus interessantes tamanhos. Puxa daqui, puxa de lá... e nada. Até pensei em ajudar, mas estava tão ocupado observando que decidi não fazer nada. Diante da impossibilidade da empreitada, a decisão que tomaram foi espetacular e profundamente didática. Afinal, eu, o aluno, estava ali para aprender, conforme me dissera Deus pela boca de Salomão.

Uma das formigas, ou a maior delas, começou a cortar a folha em pequenos pedaços que foram levados pelas demais até que acabaram a tarefa. “Maravilhoso”, pensei. Como podiam elas, irracionais que são, aplicar princípio tão vigoroso quanto o da divisão de tarefas, também chamado de “descentralização”?

Ora, para conduzir uma instituição como a igreja, não se pode deixar de observar o curso livre e gratuito ministrado pelas formigas. É pequeno demais achar que a acumulação de atribuições sobre poucos redunda em benefício para a igreja. Jetro, sogro de Moisés e professor de administração eclesiástica, já sabia disso quando viajou algumas centenas de quilômetros para ensinar o princípio ao genro.

Também Paulo deixou sua orientação quanto à necessidade de descentralização, quando disse “Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas [os dons], DISTRIBUINDO particularmente a cada um como quer (I Co 12:11)”.

Vale observar que a descentralização é realizada pelo próprio Espírito Santo. Logo, ele está todo o tempo fazendo assim. Posto isso, posso te dar uma idéia? Sim? Que bom que você disse sim! Então, lá vai: “Pare de se esconder e carregue um pedaço da folha, seu bicho-preguiça!”

Xau

Davi Tardim
Enviado por Davi Tardim em 24/05/2012
Código do texto: T3685338
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.