Parábola, uma maneira de Deus falar

Disse Jesus: "O reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido no campo: o homem, que o achou, esconde-o, e, não cabendo em si de alegria, vai, vende tudo o que tem, e compra aquele campo" (Mt 13,44).

Quando lemos alguns versículos do Evangelho ficamos admirados, apreensivos, temerosos, alegres enfim, Deus fala profundamente dentro nós.

Jesus continuando a falar conosco através de parábolas, desta vez faz a semelhança do Reino de Deus como um tesouro, dizendo que todo aquele que encontra um tesouro, procura fazer tudo para te-lo, vende tudo para que tome posse deste bem.

Podemos perceber que esta realidade acontece com todo aquele que deixa ser envolvido pelo amor de Deus, escuta Sua Palavra e a coloca em pratica. Todo aquele que movido pela graça e pela obediência que não fica murmurando ou querendo fugir das Mensagens Reveladas, pelo contrario, aderem ao projeto de Deus conseguem encontrar Nele todas as respostas as quais o mundo não pode oferecer e com a confirmação destas respostas aos poucos vai aderindo este projeto e assim, as ilusões do mundo vai ficando mais distante.

Seguir o projeto de Deus, não é alieanar-se da realidade humana, mas ser sinal da Presença Dele em nossa realidade existencial, colocando no nosso dia a dia e em primeiro lugar.

Sabemos que todos somos atingidos por diversas situações que nos leva ao sofrimento psicológico, a verdadeiras prisões emocionais. Vivemos numa constante briga interior, onde sempre ficamos vulneráveis a varias doutrinas, espiritualiades que nos confunde e nos leva cada vez mais as prisões emocionais.

Hoje com a evolução cientifica acabamos tendo referencia não a Deus, mas a determinadas pessoas que nos induzem transformando-nos cada vez mais em pessoas pagãs e assim, relevamos Deus à segundo plano, numa segunda dimensão. Reduzindo nossa espiritualidade a uma mera questão cultural, dentro de quatro paredes que é o templo, isto ainda quando buscamos as igrejas.

Toda nossa formação espiritual vem de tradições repassadas pelos nossos antecessores. Vem através de nossa experiência comunitária, através de rituais, estudos. Ignorar esta formação e esta forma de crescimento é ignorar a própria formação adquirida e se fechar na ignorância.

Nos dias de hoje, embora dizemos que somos cristãos agimos em vários momentos de nossa vida como céticos, agnósticos, ateus ou outra espiritualidade isto é, embora muitos dizem ser cristãos ainda comportam-se como verdadeiros pagãos.

Neste aspecto temos que buscar cada vez mais encontrar este tesouro que está ao nosso acesso por meio da Palavra, da vida de comunidade. Devemos encontra-lo para que de posse dele, possamos ser transformadores em primeiro lugar de nossa própria realidade e assim, como nossas atitudes transformar a sociedade iniciando dentro de casa, no meu bairro afim de que totos possam encontrar este tesouro que está ao alcance de todos e possam viver o Reino de Deus aqui também.

Ataíde Lemos
Enviado por Ataíde Lemos em 22/07/2005
Código do texto: T36732