TOME POSSE 53
É, sobretudo, no matrimônio, que se vivencia as três dimensões do amor :o amor ágape, o amor, eros e o amor filos. A primeira dimensão contém o amor maior; a segunda o amor carnal; e a terceira o amor de amizade. De qualquer forma o AMOR é um só, e tem como a sua maior característica dar-se na sua totalidade, sem reservas e sem temor.
E nessa experiência de dar-se, gradativamente vamos aprendendo a demonstrar o amor através da realização de gestos que preenchem a vontade de quem amamos. Deixamos de olhar para nós mesmos com a finalidade de vermos no outro a satisfação, a alegria, o encantamento, o sorriso, provocados pelos pequenos gestos que o enlevam e nos diminuem, testemunhando que no amor “é necessário que eu diminua para que o outro cresça.”
Há muito tempo atrás existiam figurinhas que acompanhavam uma certa marca de chiclete. Essas figurinhas traziam como título “Amar é...” E aí se encontravam várias definições possíveis e imagináveis que não diziam absolutamente nada. Penso que a maior característica que o amor exige é a FIDELIDADE. Lembra-se: “Eu te recebo... e te prometo ser fiel na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, amando-te e respeitando-te, todos os dias da minha vida?” Amor fiel.
Jesus nos ensina hoje como identificamos o seu amor por ele: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada.” Que promessa maravilhosa! Pelo amor que temos ao Senhor, e como a recompensa maior, ele virá com o Pai e o Espírito Santo – a Trindade Santa – e fará em nós, em nossa alma e em nosso coração A SUA MOTADA. Quanta honra oferecermos hospedagem definitiva a Deus através do nosso amor! Mas isso só se fará quando guardarmos e observarmos a sua PALAVRA. Palavra que palavra que restaura, palavra que cura, palavra que amoriza, palavra que vivifica, palavra que liberta, palavra que transforma, palavra que transfigura, palavra que nos faz novas criaturas. Com as nossas própria forças não conseguiremos guardar nem observar a palavra do Senhor. Somos fracos, limitados, impotentes, inconstantes, preguiçosos, infiéis... E de que maneira cumpriremos o que Jesus quer como prova do nosso amor? É ele que nos dá a resposta: “O Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo.” È o Espírito Santo o responsável pelo ensinamento do amor. Ele que é o elo de Amor entre o Pai e o Filho; ele que é “o educador das almas” nos educará para esse amor que o Senhor espera de cada um de nós, a fim de que venha o mais depressa possível fazer em nosso coração a sua morada.
Homens e mulheres moradas de Deus. Homens e mulheres plenificados pelo Espírito Santo. Homens e mulheres observantes e amantes da única Palavra que diz e faz. Homens e mulheres testemunhas autênticas do Amor que ama. Espírito Santo, realiza o teu milagre entre nós. TOME POSSE!
ALMacêdo
07/05/2012