TOME POSSE 51

Se prestássemos mais atenção à nossa vida diária haveríamos de constatar algo estarrecedor: passamos a maioria das vinte e quatro horas, inquietos, preocupados, perturbados. Parece que vivemos “adrenalizados” o tempo inteiro, e sem essa adrenalização sucumbiremos. Parece-me ser essa a ideia. Vai-se para um lugar, corre-se para o outro, volta-se, recomeça-se um novo trajeto, os compromissos urgem, o tráfego não ajuda, as batidas sucedem-se, os pedestres atrapalham... E de perturbação em perturbação a descarga emocional alcança tais proporções que o velho coração não aguenta o repuxo e para. E os que ficam – na maioria das vezes descontrolados pela inaceitação da “viagem” do outro – debulham o rosário das imprecações contra Deus e contra o mundo, como se os dois fossem os responsáveis diretos pela “passagem.”

Santa Teresa d’Ávila traduz à sua maneira o que Jesus expressou há mais de dois mil anos aos discípulos: “Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim.” Esta mística extraordinária que reformulou o Carmelo na Espanha com a ajuda de São João da Cruz, repete-nos Jesus: “Nada te perturbe. Nada te espante. Tudo passa. Só Deus não muda.” Sem sombra de dúvidas, a inquietude, a desordem e desequilíbrio emocionais são determinados em primeiro plano pela fragilidade da fé. Ainda não aprendemos que a fé não se mede pela quantidade, e sim pela qualidade. A medida da quantidade foi definida por Jesus: “Se tiveres fé do tamanho de um grão de mostarda...” Essa é a fé que Jesus nos pede. Ela nos basta. Será que a nossa fé ainda não atingiu o tamanho limite de um grão de mostarda para que tenhamos forças controlar a inquietação? “Tende fé em Deus.”

A fé somente se fortalece com o exercício vivencial diário e constante. Se assim não for, trabalharemos em vão. “Nada de perturbe.” Nada é nada. Repito a fim de que você possa assimilar com maior consistência: Nada é nada. Qualquer coisinha por menor que seja já nos deixa transtornados. E tome adrenalina. “Nada te espante.” Espantamo-nos por tudo. Desde o fato de um jovem embriagado atropelar e matar duas pessoas inocentes, até um pequeno escorregão que minha filha levou. Desde a notícia: “O papa estará no Brasil em 2013 na JMJ, até a outra manchete, o Euro destrói a Europa.” E por que não devemos nos perturbar nem nos espantar com nada que venha a ocorrer? Simples: TUDO PASSA. E tudo é tudo. Então, para quê se perturbar, se inquietar, se preocupar? Onde anda a nossa fé para que possamos vivenciar integralmente que SÓ DEUS NÃO MUDA?

É hora de mudança de vida e de conceitos, através de uma reflexão séria que nos enverede pelo caminho do conhecimento interior. Conhecendo-nos a nós mesmos adquiriremos a capacidade de pacificar o coração nas aflições e angustias. Jesus está caminhando conosco. Muitas vezes o que nos falta é caminhar no seu caminho. Quando caminhamos... Tudo dá certo. A perturbação passa, a tristeza muda de lugar, a esperança renasce, porque Ele é “o Caminho, a Verdade e a Vida.” TOME POSSE!

ALMacêdo

04/05/2012

Antonio Luiz Macêdo
Enviado por Antonio Luiz Macêdo em 04/05/2012
Código do texto: T3648622
Classificação de conteúdo: seguro