TOME POSSE 49

Inúmeras vezes durante a nossa vida o essencial passa e nós não percebemos. E porque não percebemos não aprofundamos o seus significado, e continuamos na ignorância.

A luz manifesta duas funções básicas: iluminar e aquecer. A primeira diz respeito à visão; a segunda ao tato. De repente você se encontra em casa celebrando uma festa de aniversário, e naquele instante um carro em alta velocidade desgoverna-se e derruba um poste da empresa fornecedora de energia de sua cidade. Sua casa fica totalmente às escuras. Nenhuma réstia de luz. Tudo é escuridão. Alguém toma uma caixa de fósforos e acende um palito. Aquela chama ilumina tenuemente, mas ilumina. Depois chegam algumas velas... E a alegria continua. A luz ilumina para que possamos ver.

Outra função da luz é aquecer. Em meio ao frio provocado por uma temperatura muito baixa, nosso corpo reage tremendo, para que haja produção de energia pelo consumo da glicose armazenada e da gordura. No entanto, esse metabolismo só não basta; é necessária a luz do sol ou a presença de uma lareira que irradie calor.

Jesus veio até nós como luz. Luz para nos iluminar e aquecer. Luz para que visualizássemos com nitidez o caminho a seguir. Luz para iluminar os nossos passos e aquecer nossos corações frios e muitas vezes insensíveis. Ele não foi enviado pelo Pai a fim de nos deixar nas trevas. Porém, muitos querem permanecer na escuridão. A sua misericórdia é tanta, que mesmo nessas circunstâncias de não aceita-lo, de rejeitá-lo, ele não nos abandona, não nos critica, não nos julga e nem nos condena. Nós é que nos condenamos a nós mesmos por não o acolhermos em nossa vida, dando preferência às trevas em vez da luz.

E qual a motivação que nos faz permanecer juntos da luz? Se essa pergunta fosse feita durante uma palestra em qualquer espaço aberto onde milhares de pessoas se fizessem presentes, a resposta seria ensurdecedora: “A cla-ri-da-de. A cla-ri-da-de.” Essa motivação é a FÉ. Quem verdadeiramente crê não se afasta da luz sob pena de ser submergido e tragado pelas trevas. Essa FÉ que recebemos no Batismo é a âncora lançada para que não nos afastemos da luz. Sem Jesus que nos ilumina e aquece nos momentos de angústia, sofrimento e dor, o que seríamos nós? O que seria de mim sem Jesus na minha vida? Quem seria você afastado da luz? “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida.” TOME POSSE!

ALMacêdo

02/05/2012

Antonio Luiz Macêdo
Enviado por Antonio Luiz Macêdo em 02/05/2012
Código do texto: T3644969
Classificação de conteúdo: seguro