TOME POSSE 47
Ovelhas são animais débeis e frágeis que necessitam a todo instante dos cuidados do pastor. Ele não pode descuidar-se delas nem no redil, porque lá também podem ferir-se.
Esses animais possuem características singulares, dentre as quais citamos algumas: elas veem o pastor, mas só o reconhecem pela voz; não sabem buscar o alimento; sem o pastor que as conduza não encontram água pra matar a sede; são presas fáceis para os inimigos naturais; se uma se extravia do rebanho não consegue retornar; e são sensíveis a vários tipos de doenças. O pastor passa então a ser aquele que conduz e ao mesmo tempo cuida de todas elas.
Após essas poucas palavras, o que dizer? Somos as ovelhas de Jesus. Fragilizados pelo pecado, estamos susceptíveis a qualquer uma de suas consequências.
Jesus é o Pastor que sempre segue à nossa frente. Na hora da dor, da enfermidade, da provação, é ele que nos diz: “Tome a sua cruz e siga-me!” Não é daquele tipo de pastor que vai tangendo as ovelhas; este não é pastor é “tangedor de ovelhas.” O Pastor – vendo que não sabemos procurar o alimento certo e a águia pra matar a sede – “conduz-nos às verdes pastagens e às fontes de águas cristalinas”. Quando nos extraviamos do seu rebanho e não encontramos o caminho de volta, “ele deixa as noventa e nove ovelhas na montanha e vai à procura daquela que se perdeu. E quando a encontra, faz festa.” As ovelhas reconhecem a sua voz porque ele as chama pelo nome. Conduzir-nos pelo seu caminho, e cuidar de cada um de nós á a sua felicidade e prazer.
Há um pastor, no entanto, que “veio para roubar, matar e destruir.” E quanto maior a distância que mantivermos dele – ainda assim – estamos correndo risco. Satanás é o pastor dos anjos decaídos, “espíritos malignos que andam pelo mundo para perder as almas.”
Jesus entra pela porta do redil, enquanto que o outro escala e pula o muro “porque é ladrão e salteador.” Jesus deu a sua vida por cada um de nós; o outro nos deus como presente a morte. O Pastor verdadeiro não nos conhece pelo apelido; o outro não conhece o nosso nome, mas infelizmente ouvimos tantas vezes a sua voz. Ouvimos e realizamos o que ele quer.
Fiquemos com essas palavras de Jesus. Não tenhamos medo do inimigo; tenhamos medo sim de enfrentá-lo. Enfrentando-o já nos podemos considerar perdedores; pois a melhor atitude para vencer as tentações é fugir delas. Não brinquemos com o perigo. Jesus é o nosso Bom Pastor. É ele que nos guia e nos cuida, e nada nos falta. Essas palavras fiquem gravadas a ferro e fogo em nossos corações de ovelhinhas do Senhor: “O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” TOME POSSE!
ALMacêdo
30/04/2012