TEMA: O DIFERENCIAL DO JUSTO PARA O IMPIO.

TEMA: O DIFERENCIAL DO JUSTO PARA O IMPIO.

TEXTOS DE BASE: Ml. 3:18; Jó. 17:9).

DEFINIÇÃO DE ETIMOLOGICA: “Justo”, sig: “Integro”, “Reto”. Termo: “Ímpio”, Sig: “Perverso”, “Desgovernado”.

INTRODUÇÃO AO LIVRO E AUTORIA: Malaquias é o ultimo dos profetas do AT. Não pelo fato do livro, neste aspec ocupar a ultima posição na ordem cronológica bíblica. Malaquias este nome sig: “Mensageiro”, logo destacam que: Malaquias é de fato o nome do profeta autor e não um pseudônimo usado por outro escritor.

DATA E PANORAMA HISTÓRICO: data-se os acontecimentos ora destacados no livro cerca de 450 a. C., o tema central do livro: “A justiça de Deus e seu amor são provados”. Malaquias foi um profeta que profetizou sobre a vinda do Messias e sobre o julgamento Divino. Israel vivia após o seu retorno do exílio uma vida de imoralidade e negligencia espiritual. Mesmo Esdras e Neemias terem organizado os “Rituais” e organizado a política interna do povo. Israel não evitou a tragédia espiritual pela qual estava vivendo no momento atual. Foi apartir deste cataclisma espiritual que malaquias clama e fala fortemente ao povo salientando a diferença entre o “JUSTO” para o “IMPIO”. Entre todo aquele que serve a Deus em obediência, e toda a quele que vivi na desordem. A mensagem do profeta malaquias é um convite a uma vida de obediência verdadeira, onde Deus procura os legítimos adoradores do seu reino.

PONTOS IMPORTANTES NA MENSAGEM DE MALAQUIAS:

1. O amor imutável de Deus.

2. A misericórdia divina que dura para sempre.

MALAQUIAS DESTACA O MOTIVO DO DECLINIO ESPIRITUAL DE ISRAEL:

1. Aqui Malaquias aponta os erros sacerdotais, as ações inadequadas ou antiguadras que conduziram Israel ao cataclisma.

a. Divórcios de esposas fieis, e casamentos com mulheres pagãs que adoravam outros deuses ou ídolos...

b. Defraudação ao Senhor, retendo dízimos e ofertas exigidos.

2. Aqui Malaquias encerra sua mensagem exortando o povo a observarem a lei (Decálogo divino) dada a Moises (no Sinai), e promete a vinda do Messias e do seu percussor (João o Batista). Essa declaração conclui o Antigo Testamento e o liga com as boas novas da provisão de Deus no “Sol da justiça” descrita no Novo Testamento.

PONTO DE VISTA ATUAL: nestes dias é fácil identificar pelo perfil (Caráter) das pessoas quem realmente serve a Deus e quem não o serve. Ora temos muitos seguidores de Cristo, pessoas que se intitulam servos de Deus, tendo ocupações tais como: obreiros (ocupantes de funções eclesiásticas no ministério), cantores, líder de louvor, líder de senhoras, líder de jovens e etc... Mas vivem na pratica constante da desobediência. É fácil olhar, observar e fazer a diferença entre o “JUSTO” para o “IMPIO”.

TOPICO I. O JUSTO A LUZ DA ESCRITURA – Confições referente ao justo:

1. Gn. 6:9. “Noé era homem JUSTO e INTEGRO...”

2. Lc. 2:25. “Simeão, homem JUSTO e PIEDOSO...”

3. Lc. 23:47. “Verdadeiramente, este homem era JUSTO...”

4. 2Pe. 2:7. “E livrou o JUSTO Ló...”

Obs.: estas são algumas confições pessoais vistas na bíblia referente a pessoas que eram justas.

TOPICO II. O INJUSTO, O IMPIO A LUZ DA ESCRITURA – Afirmações referentes ao destino do injusto, ou seja, do ímpio:

1. Jó. 8:13. “A esperança do IMPIO perecerá...”

2. Jó. 27:8. “Porque, qual será a esperança do IMPIO...”

Obs.: aqui analisamos que: para o ímpio a sua esperança é desastrosa e sem dó (misericórdia).

TOPICO III. A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O IMPIO A LUZ DA ESCRITURA.

1. O JUSTO NA BÍBLIA É CONHECIDO E APRESENTADO COMO:

• Gn. 6:9. “Varão Justo...”

• Lv. 19:36. “Balanças justas... pessos justos...”

• Dt. 32:4. “Seu Deus é justo e reto...” (enfatizando a idéia de um cidadão justo).

• Sl. 1:6. “O senhor conhece o caminho do justo...” (caminhos de um homem justo).

• Sl. 14:5. “Deus esta com a linhagem do justo...” (prole de pessoas justas).

• Sl. 37:29. “Os justos herdaram a terra...” (definindo que uma nação justa haverá).

• Sl. 68:3. “Os justos folgam de alegria...” (na casa do justo há jubilosa alegria).

• Sl. 92:12. “Os justos florescerá como a palmeira...” (multiplicação de um povo justo).

• Sl. 97:11. “A luz brilha para o justo...” (a sorte esta no encalque do homem justo).

• Pv. 4:18. “O caminho do justo é abençoado...” (a trilha da justiça o justo anda nela).

• Pv. 10:7. “A Memória do justo é abençoada...” (o justo não será esquecido).

• Pv. 10:16. “A Obra do justo conduz a vida...” (o fruto do seu trabalho é prospero).

• Pv. 10:28. “Esperança do justo é a alegria...” (perspectivas de dias melhores).

• Pv. 12:26. “O justo serve de quia...” (um bom orientador aconselhador).

• Pv. 15:6. “Na casa do justo há tesouros...” (comunhão, felicidade, paz e sossego).

• Hc. 2:4. “O justo vivera pela fé...” (na comunhão com Deus, resistindo ao pecado).

• Mt. 13:43. “Os justos resplandecerão como o sol...” (justiça perfeita, sem sombras).

• Ap. 22:14. “O justo entrara na cidade santa pelas portas...” (convicção de salvação).

Obs.: este é o justo apresentado à luz da escritura e o seu destino.

2. O IMPIO O INJUSTO NA BÍBLIA É CONHECIDO E APRESENTADO COMO:

• Gn. 4:5. “Irou Caim (figura do ímpio), e caiu-lhe o semblante...” (rosto desfigurado).

• Os. 12:7. “Efraim, tem nas mãos balanças enganosas...” (injustiça descontrolada).

• Sl. 1:6. “O caminho do ímpio perecera...” (conduzidos para o julgamento).

• Sl. 37:34. “Os ímpios serão exterminados...” (refere-se ao juízo final).

• Sl. 92:7. “Os ímpios... serão destruídos para sempre...” (morte eterna).

• Pv. 4:19. “O caminho do ímpio é como a escuridão...” (vereda de trevas tensas).

• Pv. 10:7. “O nome do ímpio cai em podridão...” (cai em falatórios torpes).

• Pv. 10:28. “A expectação do ímpio perecera...” (não a perspectivas de livramento).

• Pv. 12:26. “O caminho do ímpio o faz errar...” (convicção desabonada).

• Pv. 15:6. “A renda do ímpio há perturbação...” (herança maldita, bens amaldiçoados).

• Hc. 2:5. “Tampouco permanece o ímpio...” (vida passageira e insegura).

• Mt. 13:38. “O joio, ímpio são filhos do maligno...” (filhos da desobediência).

• Ap. 22:15. “Ficaram de fora: os cães, feiticeiros...” e etc. (servos do maligno).

Obs.: este é o ímpio apresentado a luz da escritura e seu destino errante.

TOPICO IV. MODELO DE HOMEM IMPIO E MODELO DE HOMEM JUSTO A LUZ DA ESCRITURA:

A. Modelo de homem ímpio: Hamã. (tipo de anti cristo). Ele é Agagita, ocupava a função atual de oficial (chanceler) do rei Assuero – medo-persa, durante o cativeiro dos judeus na babilônia. Precisamente no ano 486 a 465 a. C.

B. Modelo de homem justo: Mordecai. Tio de Ester, judeu da tribo de benjamim. Ocupava a função de escriba, falava três idiomas: Hebraico, Grego e latim. Depois ocupou a função antes pertencente à Hamã (chanceler do rei).

C. Realizações e projetos frustrantes do ímpio Hamã: fez uma “forca” para seu próprio fim, fez um “decreto destruidor” que teve como pano de fundo a vitoria do povo de Deus sobre os assassinos, fez destacar seu nome no império medo-persa e depois o mesmo ficou debaixo do nome de Mordecai que cresceu em seu lugar. Os projetos e realizações dos ímpios para a destruição dos planos de Deus é pura frustração.

Trama do ímpio Hamã. (plano satânico de desativar, parar, frustrar o povo de Deus) O mesmo por decreto pessoal seu tentou “DESTRUIR” o povo de Israel. Veja que: Hamã havia emitido um decreto sem o conhecimento total do rei Assuero, determinando que o povo judeu devesse ser exterminado da terra sem qualquer direito de defesas. Segundo a lei medo-persa, como qualquer decreto, depois de emitido, não poderia mais ser revogado nem pelo próprio rei.

O plano do justo Mordecai. (plano de Deus de ativar, fazer prosperar, fazer crescer a obra de Deus e garantir a salvação) a solução encontrada por Mordecai e pela rainha Ester foi a de se emitir um segundo decreto, dando o direito aos judeus de se defenderem. Deus honrou o Seu povo e o fez prevalecer, fazendo cair por terra o plano inimigo de extinguir o povo de Deus da face da terra.

D. A FESTA DO PURIM: O livro de Ester é lido anualmente na celebração judaica do Purim. O Purim é uma festa anual judaica e o seu nome deriva de Pur. Sig. “Sorte”, A festa enquadra-se dentro do conjunto de práticas judaicas de jejum e lamentação. É celebrada nos 14º e 15º dias do mês de Adar (geralmente em Março). Segundo o costume moderno dos judeus, depois de escurecer, acendem-se as velas e inicia-se a leitura do livro de Ester, escrito em um rolo. Na leitura ao chegar à palavra HAMÃ, o povo clama: "SEJA APAGADO SEU NOME"! "PEREÇA O NOME DOS PERVERSOS"! Ao acabar a leitura, o povo exclama: "Maldito seja Hamã; bendito seja Mordecai; Maldita seja Zeres (mulher de Hamã); bendita seja Ester; malditos sejam todos os idólatras, e bendito seja Harbona que enforcou Hamã". Ao findar este culto na sinagoga o povo se entrega a folgar. Há um provérbio judeu que diz: “O templo pode cair, mas nunca a festa do Purim”. Isso mostra como aquele livramento tão poderosamente impressionou os israelitas.

CONCLUSÃO E APLICAÇÃO: devemos confiar no poder de Deus, pois o senhor preserva a vida do justo em todos os sentidos, logo o justo é aquele que busca e faz a vontade de Deus e não anda de mãos dadas com a desobediência. Assim como Deus foi com Ester, Mordecai e todo povo judeu, povo justo e temente a sua voz dando-lhes o livramento das tramas do ímpio Hamã. Deus será com todo aquele que o clamar! É hora de acreditar! Confiar e saber esperar no Deus que é justiça para o seu povo.

DIREITOS AUTORAIS: ARAÚJO SEM LIMITES... 62 9331-8013.

Joas Araújo Silva
Enviado por Joas Araújo Silva em 28/04/2012
Código do texto: T3638235
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.