REFLITA E... TOME POSSE 45
De vez em quando a imprensa noticia através dos meios de comunicação social que alguém está realizando uma greve de fome, em virtude de uma causa que lhe é muito cara. É a partir desse momento inicia-se a contagem regressiva e paulatina, até a morte concretizada desse visionário.
O nosso corpo necessita do alimento. Sabemos que as vitaminas, proteínas e sais minerais são nutrientes reguladores de nossas células e tecidos, e que a desnutrição acarreta sérias consequências para o nosso Ser como um todo.
Na sinagoga de Cafarnaum Jesus prossegue o seu ensinamento sobre a Eucaristia, utilizando de maneira mais veemente a sua pedagogia de paciência e repetição. Não havia outra forma, senão essa. A partir de agora ele utiliza termos que chocam, deixando totalmente confusos aqueles que o ouviam. “Em verdade, em verdade vos digo,
se não comerdes a carne do Filho do Homem
e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós”. O que não passaria pela cabeça dos seus ouvintes! Comer carne humana; beber sangue... Para os judeus tratava-se de uma abominação. Jesus não deixa por menos. Toca nessa ferida da Lei de maneira profunda: “Quem come a minha carne
e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.” Que palavras seriam essas? Que ensinamento seria esse? Como se nada tivesse acontecendo, e tudo transcorresse dentro dos parâmetros da normalidade, Jesus conclui essa parte do discurso dizendo: “Porque a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue, verdadeira bebida.”
Eu fico aqui imaginando as reações vivenciadas e exteriorizadas por aqueles homens. A Lei judaica proibia até o consumo de carne de determinados animais, e mesmo o consumo de sangue de qualquer um deles... Na visão daquela assmbléia não poderia haver um escândalo maior. Jesus porém, manteve-se firme em sua determinação e nas convicções que portava em seu coração de Homem-Deus.
Ninguém entendeu nada. Até os discípulos escandalizaram-se. Ainda hoje continua assim. Para alguns a Eucaristia é sinal de perplexidade, descrença e irritação. Ora, se Jesus transformou água em vinho, ressuscitou Lázaro, Talita e o filho da viúva de Naim, será que não teria poder de se deixar ficar num pedaço de pão e num pouco de vinho, a fim de “permanecer conosco todos os dias até o fim dos tempos?” Jesus é Deus. E Deus tudo pode. TOME POSSE!
ALMacêdo
27/04/2012