REFLITA E... TOME POSSE 44
A pedagogia trata da arte de transmitir e ensina. Desde pequenos fomos tratados a partir dos nossos pais – e mesmo sem o saberem conscientemente – de forma pedagógica.
Não sou pedagogo. Penso porém, que a pedagogia apresenta duas divisões fundamentais e muito claras. A pedagogia vapt vupt ou do imediatismo; e a pedagogia da espera ou da paciência. Pelas características podemos desvendar o que se esconde por trás de cada uma delas.
A primeira requer uma preparação especializada para passar o conteúdo da informação de maneira tal, que seja absorvida rapidamente pela grande maioria dos alunos. A segunda opção refere-se a uma pedagogia mais light – onde a pressa é inimiga da perfeição – que é auferida de forma lenta e repetitiva, a fim de que através da paciência atinja-se alunos menos dotados e com dificuldade de aprendizagem.
A pedagogia vapt vupt é aquela que utilizamos frequentemente, e de forma especial com nossos filhos. A pedagogia da espera, da repetição e da paciência é empregada por Jesus durante toda a sua vida. E havia uma razão essencial: seus discípulos eram homens do campo, pescadores, desprovidos de certo grau de conhecimento.
Para explicar a Eucaristia Jesus faz um arrodeio sem fim. Primeiro diz: “Eu sou o pão da vida”. Prossegue afirmando: “Eis aqui o pão que desceu do céu”. E finalizando, confirma: “E o pão que eu darei
é a minha carne dada para a vida do mundo.” Essas palavras devem ter dado um nó na cabeça daqueles homens iletrados. Jesus estava ali diante deles na sinagoga de Cafarnaum. Era um homem, era gente, era uma pessoa. E esse homem lhes afirma que é pão? Que eles comerão da sua carne para serem salvos?
Tinha que ser assim. Jesus estava preparando o terreno pacientemente, através de alegorias que na quinta-feira santa tornar-se-iam realidade, mas mesmo assim eles ainda não iriam entender absolutamente nada. Eram tardos de inteligência.
Hoje é muito mais fácil para nós compreendermos o que Jesus ensinava. Na Eucaristia ele se encontra presente com seu corpo, sangue, alma e divindade. E quando participamos da missa e somos convidados a participar do banquete Eucarístico, comemos a carne de Jesus em forma de pão, que não é mais pão. É o Alimento para o nosso corpo, alma, espírito e coração. Jesus – o pão vivo descido do céu. TOME POSSE!
ALMacêdo
26/04/2012