Ocidente ou Oriente? Onde Deus atua para que possamos ser seus cooperadores?

O Deus eterno: Santo, poderoso, sábio arquiteto, agricultor, costureiro e médico!

Como um ser tão especial, sublime, permitiu que o humano tão falho tivesse o privilégio de ser-lhe cooperador? I Coríntios 3. 9 "Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus".

Milenarmente é sabido/conhecido sobre o agir/atuar criativo; sobre o fazer planejado de Deus, cujo diferencial é a PERFEIÇÃO. Perfeição esta jamais atingida pelo humano falível. A despeito desta incapacidade humana em atingir o ideal de perfeição, Deus lhe concede ao humano o privilégio inaudito de ser cooperador em sua obra criativa e redentiva cujo papel principal Cristo já executou na cruz do calvário - obra vasta, profunda, sublime, impossível ao humano -, cabendo-lhe vivenciar tal salvação e divulgá-la aos que estão indefesos e prisioneiros nas garras espirituais a maldade.

A obra divina começou com o ato da arquitetura do universo, continuou com o desenvolvimento e manutenção de toda a obra criada. Manutenção esta muitas vezes deixada de lado pelo humano que pouco, quase nada se preocupa em manter ou recuperar o que gratuitamente de Deus recebeu.

Tal manutenção envolve: Libertação do homem interior da "camisa de forças" espiritual que o prende ao pecado quando se afasta do Criador. Libertação das cadeias que o impede de ser um bom cooperador.

Para tornar-se bom cooperador, necessário se faz conhecer a pessoa do ser com o qual se há de cooperar.

Conheçamo-lo, então:

No livro de Gênesis Cap.1.1 a 23; o descobriremos como sábio arquiteto a planejar o mundo, cada lugar onde colocaria seus habitantes. Ao longo de milhares de anos é possível perceber-se que tal ser humano, tem se mostrado incapaz de ser bom cooperador na obra divina como haveria de se esperar que fosse, devido à boçalidade humana, traduzida pela dificuldade em compreender, ouvir e praticar as orientações e ensinamentos divinos.

Desde os primórdios com Adão e Eva os seres humanos perderam parte do privilégio tão nobre e sublime por agirem por conta e risco, ouvindo outras vozes que não a divina – da serpente: prefigurada por satanás-.

Em Gênesis 1.24-25, o encontramos como o primeiro agricultor. Visando a subsistência da vida do ser por ele criado e a preservação de ambas a espécies: humana e a flora, cujas plantas ou vegetais são essenciais ou úteis à sobrevivência dos seres vivos.

E o que a especie humana aprendeu com o supremo e eterno agricultor? Pouco ou nada!

Transformando a semente em alimento, e uma atividade de sobrevivência em fonte de renda no primeiro plano. Transformação esta, cuja preocupação precípua seria de cunho materialista, egoísta, até genocida. Fomentando fonte de renda e aumento de capital financeiro, como razão de ser principal de agricultura. Trazendo tal raciocínio para o contexto atual pode-se refletir na situação cubana.

Alimentos estes, transformados em armas na guerra fria, silenciosa e voraz, como se pôde observar na questão do embargo feito a Cuba pela América do Norte "à partir de 07 de Fevereiro de 1972, o qual teve algum relaxamento desde 2000 quando foi foi autorizada a exportação de alimentos dos Estados Unidos para Cuba, condicionada ao pagamento exclusivamente à vista (antecipado: as mercadorias devem ser pagas antes do navio zarpar do porto americano".

O pequeno país não possui grande extensão de terra fértil, sendo retaliado para não receber alimento de fora, como forma para alfabetizá-lo na cartilha do comércio internacional. E os direitos iguais onde foram parar?

Tal retaliação não se caracteriza uma forma de genocídio?

Seria esta uma forma humana de cooperação do humano para com Deus nas questões sociológicas? Como cooperar nas questões religiosas para a salvação da alma, quando não há cooperação nas questões mínimas de sobrevivência?

De que lado o ser humano deve estar para ser um cooperador de Deus: a favor dos seres humanos, à favor de Deus e da vida, ou à favor do ditames internacionais?

Outro trecho de Gênesis 3.21, trás à lume a figura de Deus em ação como o primeiro Costureiro da Humanidade. Uma profissão tão antiga e importante como a própria espécie humana, e milenarmente desvalorizada. Cujo objetivo lá no Édem foi solucionar problemas de nudez, evitar frio e picadas de insetos.

Atualmente a função e razão de ser do vestuário tem sido distorcida. Apontando o quanto o ser humano distanciou-se de seu propósito inicial.

Transformando o vestuário na mola propulsora de vendas para aquecer o mercado financeiro em todas as áreas, desde infantil até adultos ou idosos.

A função do vestuário atualmente é servir como “fetiche” para alavancar vendas nos shopping center e lojas de roupas em geral. O peso do marketing está voltado para o artista que usa esta ou aquela peça. Quem já não viu uma propaganda dando ênfase para que o usuário compre determinado vestido da "YS" (Ivete Sangalo), por exemplo?

A ênfase não está na utilidade, na qualidade ou na necessidade que a pessoa possa ter, e sim, no “fetiche” ou grau de satisfação e sentimento de importância que tal que tal produto promete agregar a seu possuidor. Nada é focado acerca do seu custo/benefício.

Calamitosamente a profissão do costureiro(a) tem sido banalizada no Brasil e em muitos países onde seus profissionais são utilizados como mão de obra barata.

Quanto distanciamento do propósito inicial da profissão nos seus primórdios lá no Édem.

Retomando o vocábulo "cooperador", do texto paulino, usado pelo mesmo no sentido espiritual. "Pois nós somos cooperadores de Deus; vocês são lavoura de Deus e edifício de Deus. 1 Coríntios 3:9

Convido-vos a refletirem – sabendo que minha plateia será ínfima-, poucos são adeptos de reflexões.

Se o convite fosse para assistir a noventa minutos de uma partida futebolística, com segurança a plateia seria significativamente maior. Sem nenhuma crítica ao futebol. Respeito os profissionais da bola.

Muito embora considere absurda a devoção de muitos torcedores – a grande massa -, gastam os últimos tostões para assistirem a uma partida futebolística, comemorando ao final como se tivessem recebido cem mil reais pelo empenho.

No final poderá voltar pra casa com o gosto amargo da derrota no rosto, enquanto os jogadores vão para suas mansões e ao chegarem ao banco sua conta bancária estará recheada.

E a conta bancára do torcedor fanático? Zerada!

Como ser um cooperador e líder na obra de Deus, e não apenas um torcedor em meio à massa?

Um homem torna-se líder quando não estar entre a multidão.

Quem está em meio à multidão, sequer chega a sair do lugar!

E, em lá permanecendo, a qualquer momento pode ser massacrado pela multidão quando esta muda de direção; por ser ela massa de manobras, enquanto comemora o NADA!

Convido-te então a sair da multidão, do meio da massa e dar-se ao "luxo" de refletir e agir sendo um "cooperador" espiritual de Deus em sua obra de manutença e redenção de humanidade caída, que ora geme sob o fardo da desobediência e adultério - nem sempre físico - muitas vezes espiritual, quando o ser humano afasta-se de Deus à procura de outros amores espirituais - como o apego excessivo ao dinheiro, narcisismo ou culto à própria imagem ou seu próprio ego, um carro novo, nova casa-, como resultado de tal desobediência a Terra geme e se resseca em todos os aspectos e sentidos.

Como sabiamente o afirma o Apóstolo Paulo em Romanos 8.22. "Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora". Um erro espiritual que gera dores físicas.

Também o profeta Isaías cap. 24.4 a 6 afirma: "A terra pranteia e se murcha; o mundo enfraquece e se murcha; enfraquecem os mais altos do povo da terra. Na verdade a terra está contaminada por causa dos seus moradores; porquanto têm transgredido as leis, mudado os estatutos, e quebrado a aliança eterna.

Por isso a maldição tem consumido a terra; e os que habitam nela são desolados; por isso são queimados os moradores da terra, e poucos homens restam". Isaías 24:4-6.

Muito embora os seres humanos neguem-se a refletir sobre tal, esse negar-se não invalida sua veracidade.

No livro do Profeta Jeremias podemos ler: "Até quando lamentará a terra, e se secará a erva de todo o campo? Pela maldade dos que habitam nela, perecem os animais e as aves; porquanto dizem: Ele não verá o nosso fim".

Jeremias 12:4 10 afirma: " A terra está cheia de adúlteros, e por causa disso[53] a terra chora[54]e as pastagens do deserto estão secas. Seu modo de vida é perverso e o seu poder é ilegítimo".

A Terra cambaleia e murchando como ébria, devido à incapacidade do humano em cooperar com sua obra de manutenção e redenção do mundo. Por causa do pecado e desobediência dos seres humanos. Seres estes os quais deveriam ser cooperadores no trabalho de manutenção e preservação das espécies.

Porém, pela própria desobediência tem perdido tão grande privilégio desta parceria. "Só buscam a Deus à procura das suas bênçãos, e poucas vezes à procura do abençoador", frase muito realista e triste, proferida pelo Apóstolo Valdomiro da Igreja Mundial do Poder de Deus proferida em um de seus sermões em 2011.

Como poderá tal humano cooperar na obra espiritual, se na obra terrena e visível tem se saído tão mal? Como está escrito em Jeremias 12.5 "Até quando lamentará a terra, e se secará a erva de todo o campo? Pela maldade dos que habitam nela, perecem os animais e as aves; porquanto dizem: Ele não verá o nosso fim. 5 Se te fatigas correndo com homens que vão a pé, como poderás competir com os cavalos? Se tão-somente numa terra de paz estás confiado, como farás na enchente do Jordão?

Como cooperará no plano espiritual de libertação da raça humano do jugo espiritual de satanás, quando sequer está conseguindo viver sabiamente com Deus, cooperando com seu plano inicial de um viver santo, separado do erro?

Como lutar contra as forças espirituais da maldade nos lugares celestiais, perdendo batalhas no campo terreno?

"No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais." Este texto nos ensina algumas verdades cruciais: (1) Podemos ser fortes apenas no poder do Senhor, (2) É a armadura de Deus que nos protege, (3) Nossa batalha é contra forças espirituais do mal presentes no mundo". Efésios 6:10-12.

Não faz diferença se atuamos no mundo capitalista, socialista ou islâmico.

O poder divino não está preso às barreiras geográficas. Aos ditames sociais, sociológicos ou políticos.

O ser humano que se colocar dentro do "gesso satânico" não terá forças nem condições de lutar contra o império do mal. Não adianta pedir orações nesta ou naquela Igreja ou em redes mundiais se continuar "engessado" pelo pecado, ou preocupado apenas em dar relatórios sobre viagens a outros países descrevendo o que viu, ressaltando os próprios sofrimentos.

Jesus não cooperou com Deus ressaltando a perseguição por ele sofrida, nem dando relatórios sobre os espinhos da coroa que puseram em sua cabeça. Ele cooperou com Deus dando sua vida em favor de bons e maus.

Cristo ainda não retornou a este mundo porque nós seres humanos não estamos cooperando devidamente na sua obra redentiva. Cristo fez sua parte. E os humanos não estão levando a sério sua parte em transmitir e vivenciar tudo aquilo que lhes foi dado como tarefa precípua.

Paulo afirmava: "Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus". Filipenses 1:6

Esta deve ser a confiança de todo cristão – não frequentadores de Templo, não assistentes de cultos -, ser cristão é um estilo de vida que impõe compromisso. Palavra em desuso para muitos, que se divorciam de Deus com a mesma facilidade que se divorciam do seu cônjuge.

Ser cooperador na obra redentiva de Deus implica em não se divorciar do ideal de santidade por ele exigido. Exige compromisso em estar com Deus até o fim. Tal caminhada pode ser longa e repleta de dificuldade ou dores. Quando a Bíblia fala sobre a analogia da noiva de Cristo, num casamento eterno e duradouro, devemos lembrar que tal casamento não permite divórcio espiritual. É um compromisso de vida e para a vida toda.

Só assim é possível tornar-se um cooperador de Deus de verdade.

Seja no Ocidente ou Oriente é possível ser um cooperador nessa obra. Não há distâncias no mundo espiritual a qual Deus não possa atingir.

O Apóstolo Paulo afirmou algo significativo para encerra este trecho: “Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus”. Filipenses 1:6

O mesmo que nos convida para sermos seus cooperadores, nos capacita para tão grande obra, que demanda responsabilidade e compromisso.

nana caperuccita
Enviado por nana caperuccita em 13/04/2012
Código do texto: T3610778
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.