JESUS MODELO DE UNIÃO

Antoni BigCuore*

(Escrevi este texto em 07.12.2005, e agora o atualizei(06.04.2012, 6a feira Santa) para a reflexão de meus leitores e leitoras deste Recanto. Uma feliz Páscoa a todos, com bênçãos de saúde física, mental, espiritual, prosperidade, harmonia e muita alegria em seus corações!)

****************************************************

Em atendimento a um pedido de minha irmãzinha de S.José dos Campos, a Mariana , vamos refletir hoje sobre a passagem exarada na carta de São Paulo, aos Felipenses, capítulo 2.

Diz a Carta: “Portanto, se há um conforto em Cristo, uma consolação no amor, se existe uma comunhão de espírito, se existe ternura e compaixão, completem a minha alegria: tenham uma só aspiração, um só amor, uma só alma e um só pensamento. Não façam nada por competição e por desejo de receber elogios, mas por HUMILDADE, cada um considerando os outros superiores a si mesmo. Que cada um procure, não o próprio interêsse, mas o interêsse dos outros.

Tenham em vocês os mesmos sentimentos que havia em Jesus Cristo: Ele tinha a condição divina, mas não se apegou a sua igualdade com Deus. Pelo contrário, esvaziou-se a si mesmo, assumindo a condição de servo e tornando-se semelhante aos homens. Assim, apresentando-se como simples homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente ate a morte, e morte de cruz! Por isso, Deus o exaltou grandemente, e lhe deu o Nome que está acima de qualquer outro nome; para que, ao nome de Jesus, se dobre todo o joelho no céu, na terra e sob a terra; e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.” ( versículos De 1 a 11).( grifos meus).

Desde meus tempos de adolescente e, ainda hoje em idade madura, tenho notado, no convívio com os irmãos de comunidade, o quanto é difícil UNIR as pessoas. Elas, infelizmente, estão arraigadas consciente ou inconscientemente a certos valores que não são condizentes com o Evangelho. Como todos nós somos egoístas por natureza, temos ânsia de poder; somos ciumentos, às vezes exageradamente, não captamos o “espírito da coisa”.

Mais do que nos rotularmos de cristãos, devemos ter ATITUDES CRISTÃS deixando, sobretudo os lideres de grupo (jovens ou não), de lado o nosso “ego”, em prol do ego maior que é Jesus Cristo!.

É o que São Paulo, diz: “Que cada um procure não o próprio interesse, mas o interesse dos outros”.

Na vida em comunidade de vida cristã, este pensamento deveria estar afixado em lugar bem visível, pare que todos fossem se conscientizando de que a vaidade, o ciúme, a inveja, tudo este “pacote de peixe podre”, deve ficar de fora da igreja.

Devemos focar nossa mente e coração no exemplo de JESUS CRISTO, como diz São Paulo, Ele que tendo a condição divina, não se prevaleceu disto, e deu o maior exemplo de UNIÃO e HUMILDADE, que conhecemos. Jesus aglutina, em si, todos os seus filhos, todas as criaturas existentes no mundo, como uma prova de um amor transcendental a todas as vaidades, a todas as mesquinharias existentes no mundo.

Ele nos deu o maior EXEMPLO de como se deve amar: AMOR GRATUITO!

Isto é, não exige nada em troca!!! Amor pelo amor que vem do Pai Celestial, passando por Jesus e o Divino Espírito Santo.

NÃO EXISTE CRISTIANISMO SEM CRUZ! Notamos, nos dias de hoje, muitas religiões de “resultado pragmático”, onde oferecem luxo, riqueza e toda sorte de “vaidades”, em troca de “dizimo” e outras coisinhas mais...

Isto nunca foi religião cristã!!! Cristianismo é CRUZ E RESSURREIÇÃO! Jesus não prometeu mar de rosas para este mundo!. Eu não conheço nenhuma passagem sobre isto.O que ele prometeu foi que “na casa de meu Pai há muitas moradas”; “quem guarda meus mandamentos terá a vida eterna”!!!

Ele deve ser (na minha modesta opinião) sempre o nosso grande MODELO de perfeição, juntamente com a Sua Mãe-Discípula a Virgem Santíssima!.

*************************************************

(*) Antoni BigCuore Autor é comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Acesse seu link evangelizador: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore e seu BLOG BEM VIVER – http://antonibigcuore.blogspot.com

****************************************************