Resposta a um ateu do Recanto

Deparei com um e-livro aqui, cujo nome ousado é: "Desmascarando a Bíblia", levei um susto. Estudo-a há 21 anos, e nunca percebí máscara alguma, alarmado fui ler. Como quem ensina publicamente pode ser refutado ante todos, o que vale para um vale para todos; ele disse o que quis sobre os que creem em Deus, meu dever, é responder com minha visão, duelando apenas no campo das ideias, sem animosidades pessoais.

Bem meu caro escritor, confesso que me foi cansativo, mas, dado o título ameaçador de seu livro, eu o li na íntegra.

Antes de mais nada, preciso lhe dizer que fujo um pouco ao perfil dos religiosos descritos por você. Primeiro: não sofri uma lavagem cerebral ainda infante, antes, até os 27 anos, vivi alheio a Deus, Bíblia, e qualquer preceito divino.

Também não me encaixo no perfil dos que se recusam a pensar, apegados fanaticamente a um credo, por irracional que possa parecer; ademais, não sei se você sabe, mas em Romanos 12, a Bíblia preceitua o culto racional, com entendimento, não cego.

Desse modo, Li os pré-socráticos, diversos diálogos de Platão, Heidegger, Schopenhauer, Nietsche, Sartre e muitos outros, além da Bíblia. Ateus, inclusive.

Você usou o exemplo de um tiro certeiro e da metralhadora, para tipificar que numa centena de profecias, é normal acertar uma, todavia, mesmo pretendendo “desmascarar” a Bíblia, não ofereceu um exemplo sequer de profecia dela, que seja comprovadamente falha. Portanto, argumento pueril.

Você citou Auguste Comte, que teria dito que “A experiência deve prevalecer sobre a revelação” Sem se dar conta que foi exatamente esse desafio que Jesus fez aos seus opositores, senão vejamos: “...A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou. Se alguém quiser fazer a vontade dele, pela mesma doutrina conhecerá se ela é de Deus, ou se eu falo de mim mesmo.” Jo 7; 16 e 17

Ou seja, pratiquem o que estou ensinando e vocês mesmo saberão se é de Deus ou não. Você também citou dois ou três ateus destacados como prova de serem dotados de uma capacidade cerebral superior; contudo, esqueceu de Einstein, Edison, Pascal, e outros tantos Gênios que criam em Deus, de modo que é outro argumento pueril, fútil.

Você combateu a doutrina da reencarnação e dos carmas, postulados espíritas, totalmente alheios à Palavra de Deus, que ensina ressurreição antes que reencarnação, e que colheremos o que semearmos, não segundo presumidos carmas, de modo que golpeastes o ar.

Você disse ainda que o diabo pune no inferno, peço a gentileza de citar um dos 31173 versos bíblicos que ensine isso. A punição sempre é apresentada como advinda de Deus, ainda que Ele prefira o caminho do arrependimento e consequente perdão. O terceiro argumento de pó.

Você apresenta erros do catolicismo medieval, no que se refere a Giordano Bruno, Galileu e outros, como se fossem erros da Bíblia, afinal, não podemos esquecer que você a está “desmascarando”; ignora que o movimento protestante surgiu justamente por ver que o catolicismo tinha se afastado da Bíblia, com seus dogmas estranhos às escrituras. Mais terra fina, pois.

Você afirma que a alma não tem nenhuma função biológica, sem definir exatamente o que quer dizer, pois, se bios, for vida, isso inclui alma e corpo; desvios de conduta como inveja, cobiça, orgulho, arrogância etc, ainda que expressos pelo corpo, advêm da alma, de modo que é mais um postulado que se não sustenta sobre os pés.

Você questiona ainda, em que momento, do “australopitecus ao Homo sapiens a alma teria entrado no homem” Fundindo assim, Darwin e Bíblia como se fosse a mesma coisa, em demonstração de crassa ignorância, apesar de seu cérebro “científico” privilegiado.

Mais, você questiona as 72 virgens do Corão, para “desmascarar” a Bíblia (?). Diz ainda seu iluminado tratado. Que “Jesus era tão frágil, que podemos matá-lo apenas com a verdade”

E essa verdade, segundo você, é que não há nenhuma profecia de um salvador universal no Velho Testamento, sendo apenas fruto de conveniências judaicas a ideia de um Messias; vejamos, pois: “E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra” Gn 12; 3

ainda. “...e eles permanecerão, porque agora será engrandecido até aos fins da terra.” Miq 5; 4 “Disse mais: Pouco é que sejas o meu servo, para restaurares as tribos de Jacó, e tornares a trazer os preservados de Israel; também te dei para luz dos gentios, para seres a minha salvação até à extremidade da terra.” Is 49; 6

Isso e muito mais, de modo que temos mais poeira “científica” em seu argumento. Ainda, você pode dizer onde está escrito que Jesus Voltará numa Carroça de fogo? Sua intenção é desmascarar à Bíblia ou impor-lha erros que não contém?

Com o devido respeito, seu texto é a aludida "metralhadora" que acertou no catolicismo medieval, em Darwin, Allan Kardec, Maomé, e quando "acertou" em Jesus, ele usava colete à prova de tolice, e nada sofreu.

Você disse mais, que é mais fácil provar a existência, que a inexistência de algo, no caso, Deus, bastando para isso, mostrar um “trabalho” desse ser (aspas suas) Ora, vou citar Spurgeon que comentando o Salmo 19 disse: “aquele que após contemplar os céus em seu esplendor, ainda se apresenta como ateu, além de idiota está se declarando mentiroso” se você não consegue ver nenhum “trabalho” de Deus, a dita pecha lhe cabe bem.

Você questiona de modo superficial coisas referentes a alma, espírito, tempo, espaço, criação de Deus, do mal, num capítulo que você começa com a seguinte frase: “...moral, racional e dialeticamente falando, seria estupidez censurar algo que ainda não se tem capacidade para entender.” (sic) sem comentários.

Essa pecha da fuga das agruras da vida sob o guarda-sol da fé não é nova, mas, tenho visto muitos que, tentaram fugir disso na nefasta sombra das drogas, e que foram recuperados plenamente, via o supersticioso livro mitológico que os incautos chamam de Palavra de Deus.

(Apenas uma ressalva: defendo a Palavra de Deus, não essa corja de safados que a manipula para enriquecer, daria outro tratado)

Como você não se furta a enaltecer a superioridade da razão sobre a fé, recomendo que leias o livro, “O enigma das origens, A resposta”. Escrito por 23 cientistas norte-americanos, que apesar de ingênuos, galgaram diplomas PHD THD e similares, trabalhando na NASA, muitos deles, e trataram os postulados darwinianos à luz da ciência, sem usar jamais como argumento, textos Bíblicos, e reduziram a pó, a famigerada teoria “científica”; estudioso como és, por certo terás a curiosidade de conhecer tal livro.

Quanto a mim, há centenas de mensagens minhas na Net, mesmo no Recanto, uma, chamada “Desmascarando Deus” que gostaria que conhecesses.

Tudo que escrevo, é de minha autoria mesmo, se cito alguém, identifico, portanto, não correrás o risco de perder tempo com um jovem papagaio control c control v, tão em voga. Abraço, repense a vida com mais cuidado e que Deus abra seu entendimento para o que conta, de fato, paz.

Leonel Santos
Enviado por Leonel Santos em 24/03/2012
Reeditado em 24/03/2012
Código do texto: T3573437