Fé Inabalável

Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. Hb 11:1

A fé pela fé é fé morta, a fé viva é a fé em Deus. Porque Ele promete, se compromete, e nos favorece. Mas isso não significa que tenhamos de deixar de fazer a nossa parte. Vê aquilo que desejamos antes de acontecer, não anula o trajeto de ninguém até que seja alcançado o alvo. É na trajetória daquilo que desejamos que podemos afundar ou não. Um bom exemplo disso está em Mt 14:28-31 que diz: E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas. E ele disse: Vem. E Pedro descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus. Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou dizendo: Senhor salva-me. E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, porque duvidaste? Jesus garantiu que ele andaria sobre as águas e ele andou, é sempre assim ele garante a nossa vitória, mas nós temos que fazer a nossa parte, pois a fé sem obra é morta. O que atrapalhou Pedro? O que estava na sua trajetória da saída do barco até Cristo? No caso dele foi o vento. Não estamos sozinhos na busca daquilo que queremos Jesus nos garante A vitória. Na parábola do amigo importuno ele diz que o homem que incomodou o amigo recebeu o que queria por causa da persistência e termina dizendo assim: Pedi e dar-se-vos-á buscai, e achareis, batei, e abrir-se-vos-á; porque qualquer que pede recebe; e quem busca acha; e quem bate abrir-se-lhe-á (Lc 11:10). No exercício da fé não podemos deixar que os obstáculos que enfrentamos durante a trajetória daquilo que queremos possa nos intimidar. Porque se deixarmos que os ventos, as muralhas, os gigantes, as tempestades, o vale da sombra da morte, ou qualquer outro tipo de adversidade nos intimidem, com certeza afundaremos como Pedro afundou. O que você diria para Jesus depois que ele respondesse dessa forma ao seu pedido de socorro? Não é bom pegar no pão dos filhos e deita-lo aos cachorrinhos. Ou o que diria para Jesus se o procurasse dizendo: Senhor, o meu criado jaz em cãs paralítico, e violentamente atormentado. E Jesus lhe respondesse dizendo: Eu irei, e lhe darei saúde. São duas situações diferentes, mas que nos mostra duas posturas iguais, o reconhecimento da autoridade de Jesus e a humildade diante do Rei dos reis. A primeira a impressão que temos é que Jesus trata com indiferença a mulher Cananéia, já a segunda ele se prontifica a resolver o problema imediatamente e se oferece para ir até o local. Em todas as duas situações tanto a da mulher Cananéia, como do centurião de Cafarnaum teve uma trajetória. Em ambos os casos a petição foi pelo próximo, a da mulher sua filha estava miseravelmente endemoninhada e a do centurião o seu criado jazia em cãs paralítico, e violentamente atormentado. Jesus foi o alvo deles para resolver seus problemas, na trajetória da mulher Cananéia, sua adversidade maior foi o próprio Jesus com a resposta que ele deu a ela, mas ela não se intimidou e respondeu-lhe da seguinte forma: Sim, Senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores. Já o centurião disse: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado sarará (Mt 8:8). De que maneira você tem se apresentado a Jesus no exercício da sua fé? Você é daqueles que encosta Jesus na parede dizendo que não aceita nenhum tipo de tribulação ou você é do tipo que reconhece que mesmo as migalhas do pão da vida são suficientes para nos dar vitória naquilo que queremos, e que por reconhecer que somos pecadores, e indignos de está na sua presença, crê que uma única palavra sua é suficiente para nos ajudar e salvar? Que resposta você quer ouvir de Jesus no exercício de sua fé na busca dos seus objetivos: O que Pedro ouviu: Homem de pouca fé, por que duvidaste? O que a mulher Cananéia ouviu: Ó mulher! Grande é a tua fé seja isso feito para contigo como tu desejas. Ou o que o centurião de Cafarnaum ouviu: Vai como creste te seja feito. Na estrada que no conduz ao objetivo que vemos com os olhos da fé, é semelhante a uma cordilheira, cheia de armadilhas e perigos, para ultrapassa-la precisamos pedir para receber, buscar com sabedoria o que não vemos para achar, e bater com esperança convicta para encontrar. Em Js 1:2 está escrito: Moisés, meu servo, é morto levanta-te pois agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel. Deus promete e cumpre com a sua palavra, mas ele não garante que nós não vamos ter que enfrentar obstáculos durante a trajetória daquilo que desejamos, tanto é que ele diz para Josué: Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não pasmes, nem te espante porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares (Js 1:9) A persistência demonstra a firme determinação de se alcançar um fim desejado ao mesmo tempo evidencia a fé que prevalece contra todos os obstáculos No cantor cristão tem um hino chamado “Firmeza” que diz em sua segunda estrofe: Se lhe não posso a face ver, Na sua graça eu vou viver; Em cada transe sem falhar, Sempre hei de nele confiar. A minha fé e o meu amor, Estão firmados no Senhor, Estão firmados no Senhor. Amem!

Antonio Sergipano
Enviado por Antonio Sergipano em 16/03/2012
Código do texto: T3557174
Classificação de conteúdo: seguro