Liberdade, oh Liberdade!

O Dicionário nos traz liberdade como o “Direito de proceder conforme nos pareça, contanto que esse direito não vá contra o direito de outrem.” Liberdade não deixa de ser ter direito de escolha, de agir conforme dita a própria vontade, mas na análise profunda encontra-se também o conceito de que liberdade é estar desprovido de prisões tanto internas quanto externas.

As prisões externas são ligadas àquilo que nos impede de ir e vir conforme queremos, conforme necessário. As internas são mais profundas e se tratam de questões como preconceitos, preocupação doentia com os bens materiais, falta de confiança nas pessoas, indiferença, ausência de perdão consigo e com os outros etc. Muitas são as coisas que nos prendem por dentro.

Como ser livre?

A conquista da liberdade é uma guerra, por isso é necessário vencer diversas batalhas todos os dias para a conquistarmos. Uma busca incessante se faz indispensável. Só abrindo-se à ação do Santo Espírito de Deus que nos dá um coração novo, um espírito novo, um jeito novo de olhar para o mundo, é que aos poucos as travas, as prisões se põem a se dissipar.

O Senhor Deus vai nos podando, gradativamente, retirando as poeiras, as teias presas na parede sensível do nosso coração. Jesus não queria ter o mundo, queria reinar no nosso interior, por isso não foi até o trono, mas sim até a cruz para mostrar-nos a mola propulsora que nos leva até a liberdade: o amor.

Ser livre é não se deixar atar pelo que pensam ou falam de ti, é tratar com equidade e benevolência a todos, independente se é amigo, inimigo, da família, desconhecido. Ser livre é ter humildade de reconhecer os erros, pedir desculpas, levar a paz.

Ser livre é ser o mesmo em todos os lugares, não ter nada a esconder ou omitir. Ser livre é falar a verdade sempre e sempre. Ser livre é se livrar dos excessos de ansiedade, de preocupação; é se despedir da impaciência, intolerância, ódio, rancor, discórdia, se despedir do maldizer.

Deus te quer livre! E você? Quer ser livre?

Dani S
Enviado por Dani S em 10/03/2012
Reeditado em 10/03/2012
Código do texto: T3545977
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.