Igreja: encontro social ou transformador?
É interessante notar que muitas igrejas parecem padronizar os seus membros e frequentadores. É possível deduzir de qual igreja tal pessoa faz parte pela forma de falar, pela entonação da voz e até mesmo pelas repetidas frases em seus discursos e orações. Por que há tanta semelhança?
Ouvimos falar de adolescentes que se reúnem em grupos e se tornam todos muito parecidos. Chamamos a estes grupos de “tribos”. Isso é extremamente comum em nossa sociedade. Nesse período, geralmente o adolescente enfrenta uma crise de identidade e, por isso, busca pessoas que se pareçam consigo para dividir sua vida. Ele doa um pouco de si e suga muito do grupo.
Será que estamos vendo uma igreja adolescente?
O grupo que andava com Jesus era misto. Aquelas pessoasnão usavam uniformes, não treinavam a mesma forma de falar nem copiavam as mesmas palavras que Jesus usava em suas orações. A vida de Jesus eradedicada a Deus e modelo para nossa própria vida.Quando Jesus estava ensinando seus discípulos a orar , o objetivo não era que eles repetissem sempre as mesmas palavras.Jesus estava ensinando que Deus é Pai e mostrando que é possível ter um relacionamento íntimo com Ele. Também ensinou a obediência à vontade de Deus, a confiar no suprimento diário de nossas necessidades, a perdoar para ser perdoado e tantos outros ensinamentos contidos nessa oração.
A Igreja precisa transformar as pessoas em seguidoras de Jesus. As pessoas devem imitar a mensagemda vida de Jesus. Devem absorver a Palavra de Deus, enchendo-se dela até transbordar e não estar cheios e transbordantes das doutrinas da sua denominação.
É preciso entender o que é ser imitador de Cristo, para então ter seguidores. Assim, as pessoas que te “seguem” serão também imitadoras de Cristo. Quanto falta para alcançar a ousadia que Paulo teve, ao dizer em I Coríntios 11:1: “Tornem-se meus imitadores, como eu sou de Cristo.”? O problema está em querer ser seguido e imitado sem primeiro ser seguidor e imitador de Cristo.
A Igreja deve ser transformadora. Transformar o perdido pecador em um testemunho vivo do perdão divino. Transformar alguém sem esperança no pregador das boas novas. Transformar-se em imitadora de Cristo para levar outros a imitarem Ele também. Se não for esse o nosso objetivo não estaremos cumprindo nosso chamado.
Cari Silva.
Revisado por Mércia Padovani
Jan/2012