Seja humilde

“E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderosos do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo” ( MT 4:11)

Irmãos, essa fala é de João Batista, um grande homem de fé. João Batista foi designado para preparar o caminho para Jesus. Dessa forma, João era um grande homem de Deus. Além disso, João tinha uma qualidade muito importante: ele era humilde.

João poderia muito bem ter deixado que o orgulho subisse ao seu coração. Afinal, ele batizava as pessoas na água para a remissão dos pecados. Ele poderia começar a se achar melhor do que aqueles que ele batizava.

Há um ditado que fala que para conhecermos verdadeiramente uma pessoa, devemos dar poder a ela. E essa fala não é de todo mentirosa. Infelizmente, há muitas pessoas que têm uma facilidade extrema para serem orgulhosas, para se acharem melhores do que os outros. Quantas vezes vemos alguém ser promovido no trabalho e começar a mudar de atitudes, ficar metido? Quantas vezes vemos pessoas que conseguiram uma vitória, ou algo do tipo, e ao invés de ajudar os outros a subirem, pisam, humilham?

Infelizmente, isso acontece com evangélicos também e é preciso que se tome muito cuidado. Há pessoas que acham-se melhores do que aquelas que não acreditam ou que não conhecem a Palavra de Deus. Ao invés de ensiná-las, de tentá-las fazer ver a verdade com carinho e paciência, são vaidosas, são presunçosas e colaboram mais com um mau testemunho do que com alguma ajuda. Há pessoas que oram para que outra se cure, se converta, mude, prospere, expulsa demônios, enfim, e depois fica repetindo “Está vendo,é por que eu orei, eu sou muito de Deus”. Cuidado, por que seu coração já se exaltou e já está aí o pecado.

Devemos sempre sermos humildes. Reconhecermos que nada que nós temos é por merecimento, mas sim pela graça de Deus, justamente para que não nos gloriemos em nada a não ser no Senhor (I CO 1:31). Lembremos-nos do que Jesus nos ensinou: “E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado” (MT 23:12).

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 07/02/2012
Código do texto: T3485530