"Então, disse-lhe Jesus: Vai-te Satanás, por que está escrito: Ao teu Deus adorarás e só a ele servirás"
“Então, disse-lhe Jesus: Vai-te Satanás, por que está escrito: Ao teu Deus adorarás e só a ele servirás. Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos e o serviram” (MT 4: 10-11)”
Essa passagem é muito importante. Em primeiro lugar, por que há cristãos que acham que por que servem ao Senhor estão isentos de tentações. Estão enganados: até Jesus foi tentado pelo diabo. A Palavra de Deus diz que Jesus em TUDO foi tentado, mas sem pecado (HB 4:15). Outra questão muito importante aqui é a autoridade para expulsar o diabo e tudo o que ele nos oferecer.
Quando o diabo veio com várias ofertas para Jesus, este sempre foi enérgico nas suas negativas, o que muitas vezes não acontece conosco. Irmãos, a verdade é que o diabo nos oferece aquilo que nos dá prazer aqui na Terra. Ele nos oferece aquilo que gostamos e, se não estivermos no Espírito de Deus, com a Palavra firmada em nosso coração, ele nos influencia a achar que aquilo não é errado ou, mesmo sabendo que é errado, ficamos querendo achar desculpas para cometer aquele erro.
Jesus sofreu três investidas do diabo. Eis as respostas Dele:
1) “Está escrito, nem só de pão viverá o homem, mas de toda a Palavra que sai da boca de Deus” (MT 4:4)
2) “Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus” (MT 4:7)
3) “Então, disse-lhe Jesus: Vai-te Satanás, por que está escrito: Ao teu Deus adorarás e só a ele servirás” (MT 4:10).
Por acaso, em algum momento, vemos Jesus vacilar, titubear ao responder e recusar as ofertas do diabo? Não, em momento nenhum. Então por que nós fazemos isso? Por que ficamos considerando se o que o diabo nos oferece realmente é pecado, se realmente é errado? Irmãos, parece que ficamos tentando nos convencer de que não é bem assim, não é tão errado, “não,mas no meu caso não é bem pecado”. Como não!?
É o caso, por exemplo, do casal de namorados que praticam o sexo fora do casamento. Para o mundo, isso é algo completamente normal, mas não deve ser para quem é cristão. O sexo é um dos manjares que Deus criou para seus filhos, mas DENTRO do casamento. Fora dele, isso é fornicação e, portanto, um pecado. Porém, quando a “coisa esquenta”, mesmo que o casal saiba que não deve fazer aquilo, começa a pensar “Poxa, mas nós nos amamos, nós vamos casar, eu não saio com todo mundo, é só com ele (a), Deus sabe que é difícil, Deus entende, Deus perdoa”, etc. Irmãos, não! Falta dizer, como Jesus “Vai-te Satanás!” , e recusar prontamente!
Irmãos, sempre que o diabo nos oferecer algo, devemos recusar na hora, sem reflexão, sem tentar justificar. Não! Nós sabemos o que vem de Deus e o que vem do diabo: matar, roubar, prejudicar alguém, mentir, murmurar, se enraivecer, guardar mágoa, enfim, tudo isso vem do diabo. Não fiquemos então tentando achar brechas na Palavra para justificar-nos. Digamos logo um sonoro “VAI-TE SATANÁS!”. Se acontecer de você ter dúvidas sobre algo, se alguma atitude sua está desagradando a Deus, pergunta a Ele. Caso Ele te mande mudar de atitude, renunciar a alguma prática, obedeça.
Sirvamos a Jesus e não comuniquemos com as obras das trevas (EF 5:11). Dessa forma, Deus se agradará de nós e seremos verdadeiramente felizes.
Paz a todos.