A que comparou Jesus o Reino dos Céus?

O Reino dos Céus é semelhante a um tesouro escondido ou a uma pérola de grande valor.

O tesouro escondido, ou a pérola, simbolizam a transformação do indivíduo, que ao trilhar o caminho da reforma íntima despoja-se de todos os vícios e defeitos, desembaraçando-se dos conceitos de suas velhas crenças, do egoísmo, do preconceito, da superstição, do apego aos bens terrenos para passar a possuir os bens celestiais.

A rede lançada ao mar significa o próprio mundo, constituído de bons, medianos e maus, os quais serão julgados pelas suas obras.

Para trilhar o caminho da evolução, para estar mais próximo de Deus, é necessário adquirir boas qualidades, que são valores imperecíveis e santificantes.

"Assim será na consumação dos séculos" quer dizer que assim será no fim do mundo velho e no advento do mundo novo, quando a Terra será elevada à categoria de Regeneração.

O bom pai de família sabe orientar os seus filhos, tirando do seu próprio entendimento tanto as coisas velhas dos ensinamentos antigos como as coisas novas do Evangelho, fazendo com que elas, como verdadeiros tesouros, se revertam em fatores que impulsionem os seus filhos no roteiro do aprimoramento espiritual, facilitando a conquista da reforma interior, definida por Jesus como sendo a conquista do Reino dos Céus.

O "tesouro escondido" está perto do homem, e como a felicidade, só depende dele mesmo para encontrá-lo.

É preciso procurar utilizando seus melhores talentos, sacrifícios, renúncias, que valem mais que tudo aquilo que possui ou poderia possuir.

Quando o homem parte para a vida espiritual, somente o seu "tesouro oculto" o acompanha.

Qual é a opção mais sensata: as pérolas das paixões e apego às coisas terrestres, ou a pérola da serenidade do Espírito, no verdadeiro Reino dos Céus?

Bibliografia:

As Parábolas - José de Sousa e Almeida

As Maravilhosas Parábolas de Jesus - Paulo Alves Godoy

Parábolas e Ensinos de Jesus - Cairbar Schutel

O Novo Testamento

O EVangelho Segundo o Espiritismo - E.S.E. - cap. XVIII

Vinha de Luz, lição 68 - Emmanuel

O Espírito da Verdade, lições 14, 30, 47 e 98 - Emmanuel e outros.

O Redentor - Edgard Armond

Crônicas Evangélicas - Paulo Alves Godoy

Na Escola do Mestre - Vinícius

Roseli Princhatti
Enviado por Roseli Princhatti em 16/01/2012
Código do texto: T3444001
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.