Qual a diferença entre o joio e o trigo?

É também chamada "da cizânia", que significa gramínea nociva, como o joio, que nasce junto ao trigo. Cizânia também significa rixa, desarmonia.

O tema central é que na Terra o mal coexiste com o bem.

Os maus e os bons, os justos e os injustos vivem conjuntamente, porém chegará a hora da separação. "O joio está para o trigo assim como o juízo humano está para as manifestações superiores", diz Cairbar Schutel.

O que semeia a boa semente, o Filho do Homem é Jesus.

A boa semente são os "filhos do reino", ou seja, são todos aqueles que se esforçam por serem seguidores dos ensinamentos divinos como tarefeiros dedicados preparando-se para o trabalho eterno.

O joio (cizânia) são aqueles que ainda não se empenham para evoluírem espiritualmente.

O "inimigo do homem" são os maus Espíritos que vêm perturbar, atormentar e obsediar os homens, simboliza também as tentações do mundo, que os arrastam para a estrada larga dos vícios.

O tema da ceifa, o "fim do mundo", são as épocas de expurgos coletivos, quando o planeta é depurado dos elementos nocivos.

Os anjos, ou segadores, são os Espíritos Supériores, Entidades de Luz, colaboradores de Jesus, na tarefa de evolução espiritual da humanidade.

Deus permite que os maus convivam com os bons, para terem oportunidade de apressarem sua regeneração.

Muitos são maus por ignorância, por não terem tido educação apropriada.

Sendo assim, a extirpação de todos os maus ocasionaria a ceifa também desse tipo de maus, com evidente prejuízo para eles, porque lhes estaria sendo retirado a oportunidade de regenerarem-se.

Diferem dos que são renitentes no mal, pelo mal.

A parábola aplica-se aos adeptos de qualquer religião, quando a cizânia cresce ao lado do bom trigo.

Bibliografia:

As Parábolas - José de Sousa e Almeida

As Maravilhosas Parábolas de Jesus - Paulo Alves Godoy

Parábolas e Ensinos de Jesus - Cairbar Schutel

O Novo Testamento

O EVangelho Segundo o Espiritismo - E.S.E. - cap. XVIII

Vinha de Luz, lição 68 - Emmanuel

O Espírito da Verdade, lições 14, 30, 47 e 98 - Emmanuel e outros.

O Redentor - Edgard Armond

Crônicas Evangélicas - Paulo Alves Godoy

Na Escola do Mestre - Vinícius

Roseli Princhatti
Enviado por Roseli Princhatti em 15/01/2012
Código do texto: T3442709
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.