Separe os frutos excelentes para o Senhor

“As mandrágoras dão cheiro, e às nossas portas há toda a sorte de excelentes frutos, novos e velhos; ó amado meu, eu os guardei para ti” (CT 7:13)

Irmãos, o livro de Cantares de Salomão, ou Cântico dos Cânticos, tem duas interpretações: alguns entendem que seja um manual sobre como deve ser um relacionamento matrimonial, outros entendem que seja uma metáfora do amor de Cristo por nós, uma vez que somos a noiva de Cristo.

Tomando por base a segunda interpretação, ou seja, a metáfora do amor de Cristo por nós, essa palavra veio de encontro a outra que eu ouvi o pastor pregando a respeito de Isaias 5. Em Isaias 5, Deus fala que tinha vinhas e as plantou em outeiro fértil, que Ele cercou, protegeu, limpou as pedras e esperou que as vinhas dessem frutos, mas deram uvas bravas. Essas vinhas somos nós e as uvas bravas somos os frutos que, infelizmente, damos ao Senhor algumas vezes: uvas bravas de rebeldia, de idolatria, de fraqueza na fé, de dúvida, de mágoa, etc. E esse versículo de Cantares me fez lembrar de Isaias: afinal, quais são os frutos que você tem dado ao Senhor? Quais são os frutos que você guardou para Ele?

Em Cantares, é dito a respeito dos excelentes frutos: “ó, meu amado, eu os guardei para ti”. Salomão diz que os melhores, os excelentes frutos foram guardados para o amado, para o Senhor, que é o nosso amado! Mas quantas vezes nós damos para o Senhor aquele fruto meia boca, quando não damos uvas bravas de uma vez. Quantas vezes nós ficamos acordados até o amanhecer para o mundo, mas não conseguimos fazer uma vigília para o Senhor? Quantas vezes acordamos cedo por qualquer coisa, mas sempre perdemos a hora para ir ao culto, à casa de Deus? Quantas vezes acordamos cedo para ir à feira, mas não para ir à Igreja no domingo, que é o dia do Senhor? Estamos, muitas vezes, dando os melhores frutos para o mundo, e as “sobras”, ou até mesmo as uvas bravas, para o Senhor. Ele, que nos protegeu, que nos cercou de cuidados, que até colocou uma torre no meio das vinhas para que estas a buscassem nos momentos de dificuldade, pois a Palavra diz que “Torre forte é o nome do Senhor, para Ele correrá o justo, e estará em alto retiro” (PV 18:10). O Senhor diz: “Que mais se podia fazer à minha vinha que eu não lhe tenha feito? E como, esperando que dessem uvas, veio a produzir uvas bravas?”(IS 5:4). Irmãos, que tipo de frutos estamos dando ao Senhor?

Ainda em Cantares, é dito “Eu sou do meu amado, e ele me tem afeição” (v.10). Irmãos, Deus nos ama! Olhem os cuidados que Ele teve com as vinhas Dele! Mas e nós, somos de Deus? Nossa vida é completamente entregue a Ele? Ele está acima de tudo e todos a ponto de nós separarmos os frutos excelentes para Ele, como diz Cantares?

Não adianta acharmos que estamos dando “esmolas” a Deus. Não adianta ir ao culto apenas na hora da Palavra e suprimir o louvor, não adianta dar o dízimo mês sim e mês não, não adianta confiar no Senhor pela metade, não adianta não mentir, mas guardar raiva e desejar vingança para o seu próximo. Irmãos, não adianta dar apenas bons frutos ao Senhor, mas separar para Ele os melhores frutos, os frutos excelentes. Além disso, é dito que são os “frutos novos e velhos”. Não adianta começar a seguir a Deus e parar no meio do caminho (“Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus” LC 9:62). Não adianta começar dando o seu melhor e regredir, achando que já fez demais para Deus, por que a partir do momento em que você achar que está dando demais para Deus, já se exaltou seu coração, e você já está no erro. Tanto nossos frutos novos como os velhos separados ao Senhor devem ser excelentes. Não podemos começar dando uvas boas e acabar dando uvas bravas (“ Sois vós tão insensatos? Tendo começado pelo Espírito é pela carne que agora acabareis?” GAL 3:3) pelo Espírito, é pela carne que agora acabareis?” Gal 3:3

Separe o seu melhor para Deus, pois Ele tem o melhor Dele para a sua vida.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 13/01/2012
Código do texto: T3438003