Não esconda-se na caverna: tenha fé no Senhor

“Disse-lhe Deus: Sai e põe-te neste monte perante o Senhor. Eis que passava o Senhor; e um grande e forte vento fendia os montes e despedaçava as penhas diante do Senhor, porém o Senhor não estava no vento; depois do vento, um terremoto, mas o Senhor não estava no terremoto; depois do terremoto, um fogo, mas o Senhor não estava no fogo, e depois do fogo, um cicio tranquilo e suave. Ouvindo-o Elias, envolveu o rosto no seu manto e, saindo, pôs-se à entrada da caverna. Eis que lhe veio uma voz e disse: Que fazes aqui, Elias?” (I Rs 19:11-13)

Essa passagem bíblica nos traz um ensinamento muito importante: a espera em Deus sem perder a confiança.

Jezabel havia ameaçado Elias e este foi até Horebe, o monte de Deus. Primeira coisa: na adversidade, Elias buscou a Deus. Ele caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe. Por mais que as suas forças estejam sendo roubadas pela adversidade, tenha fé em Deus, busque a Ele. Tem pessoas que, quando o problema chega, ficam tão abatidas que não têm força nem para orar a Deus. Irmãos, a oração, a comunhão com Deus, é o que alimenta nossa alma, não podemos deixar que o diabo ponha impedimentos a nossa relação com o Pai, pois esse livre acesso foi comprado por Jesus na cruz.

Elias fica dentro de uma caverna para passar a noite. O Senhor chega a ele e pergunta o que ele faz dentro da caverna. Elias responde “Tenho sido zeloso pelo Senhor, Deus dos exércitos, por que os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida” (I Rs 19:10). Então, Deus diz o que inicia a nossa mensagem.

Irmãos, Elias foi um grande homem de Deus, mas ele teve medo. Ele havia sido ameaçado e estava escondido dentro de uma caverna, exatamente onde o inimigo quer que estejamos: escondidos, num lugar úmido e escuro espiritualmente, ou seja, na derrota, com medo. Mesmo estando escondido na caverna, Deus o achou. Deus foi atrás de Elias e a primeira pergunta foi: “Que fazes aqui, Elias?”. É exatamente o que Deus faz conosco. Quando Deus nos vê amedrontados, apavorados pelos problemas, achando que tudo vai dar errado, Deus pergunta: “Filho, o que você está fazendo aí? Por que esse medo, essa angústia? Eu já não prometi que em tudo você seria mais que vencedor? Eu já não prometi que você pisaria a cabeça de satanás? Por que você está aí encolhido, escondido? Sai para fora!”.

Além de tudo isso, depois que Deus fala para Elias sair da caverna, acontecem três coisas: um forte vento, um terremoto e um fogo, todos os três sem a presença do Senhor (O senhor não estava no vento, o Senhor não estava no terremoto, o Senhor não estava no fogo), apenas na quarta parte é dito que Elias ouviu um cicio (voz) tranquilo e suave. Irmãos, Elias poderia ter duvidado, se rebelado: “Poxa, Senhor! O Senhor me manda sair da caverna para me mandar vento, terremoto e fogo, tudo sem o Senhor!? Ah, não!” Foi essa a atitude de Elias? Não, mas é essa a atitude que nós temos quando não recebemos a bênção quando julgamos conveniente para nós, sem saber se esse é o tempo de Deus. Elias ficou ali, esperando que o Senhor se manifestasse e o orientasse. Ele sabia que se Deus o havia orientado a sair, havia um propósito e que Deus não o abandonaria. E por que muitos de nós não conseguimos fazer isso? Deus promete “Crê no Senhor Jesus e será salvo tu e a tua casa”, mas você quer ver sua família convertida no dia seguinte; Deus promete uma cura, você quer essa cura para ontem; Deus promete prosperar e você quer toda a riqueza do mundo na sua conta corrente dali 2 dias. Irmãos, é óbvio que Deus tem toda a capacidade do mundo para realizar esses feitos, mas nem sempre isso está de acordo com os planos Dele. Nós precisamos aprender a esperar, a ser confiantes na fidelidade de Deus, pois se Ele disse, Ele irá cumprir. Mas será que você está seguindo a orientação de Deus ou está escondido dentro da caverna? Você está firme ou fraqueja a cada investida do inimigo? Você está com a sua fé firmada em Jesus, sabendo que sua bênção vai chegar ou a cada dia que passa você pensa “Poxa, mas Deus prometeu, por que não aconteceu? Será que vai acontecer mesmo? Sei não...”. Muitas vezes o tempo que temos que esperar até recebermos a nossa bênção é o “teste” para nossa fé, nossa confiança em Deus, nossa constância.

Há algo muito interessante em 2 Sm 3:39 “Retribua o Senhor ao que fez mal segundo sua maldade”. Se você serve a Deus e está firme no Senhor, tenha paciência, mantenha a fé e NÃO esconda-se na caverna do medo, da angustia, da dúvida. Esteja certo de que aqueles que te perseguem receberão a recompensa pelas suas maldades, lembrando de que o salário do pecado é a morte. Esteja certo de que, não importa como nem quando, sua bênção vai chegar. Deixe por conta do Senhor, por que Ele não falha.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 11/01/2012
Reeditado em 11/01/2012
Código do texto: T3434042