Quem disse que os reis  magos eram três?
Jorge Linhaça 
 
Tudo bem que se criem tradições, afinal as lendas se iniciam de alguma maneira, uma delas , das mais popularizadas por séculos é a lenda dos três reis magos...
Não amigos, não estou duvidando que o Menino Jesus foi visitado por sábios vindos do oriente, apenas não sei de onde saiu essa conta de que eram três e nem quem foi que descobriu os nomes dos personagens em questão.
As escrituras falam apenas que uns sábios vindos do oriente, seguindo a Estrela de Belém, chegaram à manjedoura oude havia nascido Jesus Cristo.
Em nenhum lugar das sagradas escrituras se faz menção aos seus nomes ou quantos realmente eram.
Talvez o número três tenha sido escolhido devido aos presentes que o menino recebeu desses sábios vindos do oriente, nem mesmo se fala que eram reis.
Três tipos de presentes recebeu Jesus dos sábios:
Ouro
Incenso
Mirra
Preciosos presentes tanto em significado quanto em valor, não resta dúvida.
Mas o fato de haver recebido três tipos de presentes não garante, em tempo algum que os "magos" eram três...como "uns" é artigo indefinido, podemos apenas ter certeza de que eram dois ou mais...
Senão vejamos uma comparação bem simples...se alguém me perguntasse o que ganhei de natal e eu dissesse, sapatos, óculos e calças...alguém poderia imaginar que apenas três pessoas me presentearam, seria uma dedução aparentemente lógica.
No entanto eu poderia haver recebido tais presentes de uma única pessoa, ou dois presentes de uma pessoa e um de outra, ou poderia ter recebido várias calças, vários sapatos e vários óculos de vários amigos.
No caso do nascimento de Cristo é igual...sabemos apenas que os presentes chegaram das mãos de "uns" sábios...quantos eram não se pode definir baseado nas escrituras, podiam ser dois, quatro, seis, dez, 20...sabe-se lá quantos.
Dar-lhes nomes então é um exercício de imaginação ou de acrobacia histórica...
Até pouco tempo pregava-se que Maria Madalena era uma adúltera e prostituta, somente poucos anos atrás é que seu nome foi desassociado da adultera que Jesus salvou do apedrejamento, até porque não existia nenhum texto bíblico que comprovasse tal coisa.
Com os reis magos dá-se o mesmo problema...sabemos que existiram, que visitaram Jesus levando-lhe presentes e ponto final.
Se o caso é reverenciá-los pelo seu ato não há problema algum, que os reverenciem, que festejem como são festejados...podemos considerar até louvável essa lembrança ( se bem que os pastores que chegaram primeiro ninguém se importou de anotar os nomes, não é mesmo?)
Aliás, como era mesmo o nome do dono da estalagem?
As perguntas podem parecer estranhas mas pela lógica, se conseguiu-se o nome dos reis magos, os mesmos registros deveriam conter outros nomes de pessoas que visitaram Jesus...ou será que seus nomes estão listados apenas para garantir a presença de uma pequena elite no evento do natal?
Quem foi que fez o livro de visitas lá na manjedoura?
Que vivam os reis magos, todos eles, sejam dois ou cem...que vivam os pastores que chegaram primeiro para render homenagens também...
Mas será que desde aquele tempo, o povão não tinha nome nem face?
Quantos pastores visitaram Jesus na manjedoura? Quem contou os reis há de have-los contado também...
Volto a repetir, que se façam as festas mas para isso não é preciso "inventar" nomes e números...
Feliz dia de Reis a todos!
 
 
Salvador, 3 de janeiro de 2011