O impossível não existe para quem anda com Deus
“A mulher, porém, havia tomado e escondido os dois homens, e disse: É verdade que os dois homens vieram a mim, porém eu não sabia donde eram.
Havendo-se de fechar a porta, sendo já escuro, eles saíram; não sei para onde foram; ide após eles depressa, por que os alcançareis.
Ela, porém, os fizera subir ao eirado e os escondera entre as canas do linho que havia disposto em ordem no eirado” (JS 2:4-6)
Após a morte de Moisés, Deus institui Josué para levar o povo à terra prometida. Antes, Deus anima Josué, promete ser com ele e diz que Josué deve apenas ser forte e corajoso, pois Ele estará protegendo-o. Além disso, Deus ordena que Josué não se aparte das palavras Dele e medite nelas noite e dia. Então Josué manda espias a Jericó e esses espias são escondidos do rei por Raabe, uma mulher descrita na Bíblia como prostituta. Ela os esconde e consegue, posteriormente, a salvação para sua família.
Irmãos, essa passagem falou muito ao meu coração por estar concordando com uma palavra que o pastor da minha Igreja ministrou nesses últimos cultos. Quando estamos na Palavra de Deus, quando estamos em comunhão com Ele e não nos apartamos do que Ele ensina, NADA nos detêm e NADA nos impede de prosperar no que quer que seja. Até o que, teoricamente, deveria ser contra nós, rende-se à presença de Deus em nossas vidas e não consegue nos prejudicar. O problema é que, muitas vezes, nosso pessimismo fala alto e o diabo consegue pôr aquele “será” em nossos lábios e aí, pronto, a dúvida já tomou conta e impediu a bênção de chegar até nós. Os dois espias não relutaram e nem ficaram avaliando os contras de ir espiar Jericó. Eles não ficaram pensando “Hum, mas será que vamos? Será que vai dar certo? Deus disse que ia proteger, mas sei lá, vai que o rei nos pega, que alguém nos denuncia... Não sei, não”. Não, pelo contrário! Eles disseram a Josué “Como em tudo obedecemos a Moisés, assim obedeceremos a ti; tão somente seja o Senhor, teu Deus, contigo, como foi com Moisés” (JS 1:17). Eles tiveram fé e foram em frente! Até uma prostituta, moradora de Jericó, mentiu para o rei para salvá-los. É claro que a mentira é condenável, mas deixemos que Deus a julgue, a nós cabe analisar o quanto Deus move espíritos e faz com que o impossível aconteça para nos abençoar. É como Balaão, que foi pago para amaldiçoar o povo de Deus, mas não conseguiu por que o próprio Deus não deixou: “Então, disse Deus a Balaão: Não irás com eles, nem amaldiçoarás o povo, porque o povo é abençoado” (NM 22:12).
Irmãos, quando estamos debaixo da vontade de Deus, a bênção vem. O que não devemos é deixar que a dúvida entre em nossos corações. Nada é impossível para Deus e Ele faz a obra. Até aquele que queria o seu mal é usado por Deus para te abençoar. Balaão, que foi pago para AMALDIÇOAR o povo de Deus, disse: “Como posso amaldiçoar a quem Deus abençoou?” (NM23:8).
Não importa quem ou o quê o diabo pôs no seu caminho para te impedir de vencer, não importa que dificuldade exista, não importa quão impossível sua vitória pode parecer, esteja em comunhão com o Senhor, medite nas Palavras Dele e tenha fé: a sua vitória chega e o inimigo é OBRIGADO a reconhecer que não pode te tocar. Tenha fé.
Paz a todos.