O QUE JESUS TEM CONTRA NÓS

"Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares." (Salmos 51 : 4)

A PERCA DO AMOR - Éfeso - Uma igreja zelosa demais, e amorosa de menos:

Ap 2.2 - “Eu sei as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus, e puseste à prova os que dizem ser apóstolos e o não são e tu os achaste mentirosos”.

Uma igreja que cuidava da doutrina, a verdade acima de tudo, cheia de pessoa íntegras, além de trabalhadoras incansáveis na evangelização, sofredoras e pacientes na tribulação, capazes de morrer como mártires.

Em nossos dias, retratamos como uma igreja de muitos estudos bíblicos, com institutos teológicos, debates, palestras, enfim, guardiã da Palavra. Por outro lado, esquecia-se dos pobres e dos necessitados, tratava o infiel como inimigo, não priorizava a fraternidade nem a comunhão nem a oração. Não havia Bill Gates comendo rapadura com feijão numa casa de taipa, nem rainhas Elizabeth junto a plebe.

Ap 2.4 – “Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor”.

Jesus disse: Pratica as primeiras obras - A Igreja primitiva é a maior figura dessa prática:

At 2.42,43 – “E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.

E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.”.

At 2.44,45 – “E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.

E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister”.

At 2.46,47 – “E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,

Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar”.

Éfeso estava se tornando num ajuntamento de pessoas insensíveis, frias e racionais, que baseava seus relacionamentos na justiça, no caráter, na honestidade, nos valores, mas se esquecia da misericórdia e de levar a carga um dos outros.

Jesus disse: “brevemente a ti virei e tirarei do seu lugar o teu castiçal”.

O que é o castiçal? Em Ap 1.20, está explicado o que é o castiçal: “e os sete castiçais que viste, são as igrejas”.

No meu entender, Jesus está dizendo: sem amor, você deixará de ser igreja, pois não quero zelo nem verdade nem justiça sem amor.

Pessoas que se acham íntegras e sábias demais, que começam a se estribar no conhecimento da Palavra, quando é retirado o castiçal, deixam de ser Igreja e, contraditoriamente, caem no liberalismo teológico, confundindo humanismo com cristianismo, mesclando bíblia com filosofia e ciência, usando o “amor” (sentimentalismo verbal) como instrumento de manipulação.

Esse é o tipo de amor que as igrejas liberais sustentam e proclamam, pura educação, mecânicos, previsíveis e racionais, sem o fervor da afetividade.

Jesus disse: “Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te”.

Pessoas assim, dificilmente se arrependem, acham-se certas e verdadeiras demais, escolheram para si um caminho sem volta.

Onde nós caímos? Caímos na frieza do amor. Não devemos tratar ninguém com juízo, mas com misericórdia. Não podemos arrancar o joio, deixa para o Julgamento Final. Entretanto, não podemos confundir não aceitar a opinião do outro com falta de respeito.

Precisamos orar constantemente: “Quem pode entender os próprios erros? Expurga-me tu dos que me são ocultos”. (Sl 19.12),

"Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos." (Salmos 139 : 23).

Tenho mais temor dos meus pecados inconscientes, que não consigo tratá-los, do que os conscientes.

A PERCA DA DOUTRINA - Pérgamo - Uma igreja dividida.

Primeiro grupo - “Eu sei as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita.

Segundo grupo – “tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava a Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel para que comessem dos sacrifícios da idolatria e se prostituíssem”.

É muito difícil para os fieis conviverem numa igreja assim, onde há pessoas liberais, que ensinam que o crente pode praticar a violência do MMA, exercício do ódio e da raiva, a moça cristã pousar nua como modelo gospel de revista pornô, o jovem ficar com vários parceiros e até transar, pastores e líderes irem a bailes e festas mundanas, beberem bebidas alcoólicas...

Ap 2.14, 15 – “Mas umas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão [...] Assim também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu aborreço”.

Balaão foi o tipo (de ímpio) de religioso que tentou convencer Deus a apoiá-lo em seus projetos egoístas. Essa é a religião de hoje, a que procura levar Deus, e não ser conduzido por Ele.

Assim se caracteriza a igreja dividida: É difícil pregar para quem não quer mais ouvir sobre santidade, sobre o pecado, sobre o juízo ou a irá de Deus, sobre obediência, sobre o propósito de Deus para nossa vida. Muitos têm a seguinte doutrina de Balaão: Deus é amor, ele entende o ser humano, por isso tem sempre o perdão, você é um escolhido de Deus, Ele nunca te deixará nem te abandonará, faça você o que quiser, basta apenas crer que Ele te ama e vai te amar sempre, não se sinta mais culpado, Ele pagou suas culpas no Calvário. Ele veio para que fosse vitorioso, feliz e bem sucedido na vida. Tais verdades liberam a pessoa a pecar sem sentimento de culpa, a não assumir compromissos nem a ter temor do juízo.

Jesus disse: “e contra eles batalharei com a espada da minha boca”.

A palavra acima é ameaçadora, de juízo sobre esses que não sabem mais fazer a diferença entre o santo e o profano, que acham que Deus a tudo vai perdoar sem antes se arrependerem, por isso Jesus chama urgentemente essa Igreja ao arrependimento (Ap 2.16) “Arrepende-te”.

Deixe-me te dizer que, segundo João, há pecados de crentes que são para morte e gostaria de apontar alguns: 1) A blasfêmia contra o Espírito Santo; 2-) Guardar ódio contra o irmão. Quem assim o faz, descumpre o mandamento; 3-) Deixar de crer em Jesus, apostatar da fé, 4) Corromper o Evangelho em sua essência como as doutrinas da expiação, ressurreição, justificação e santificação, além da Soberania de Deus.

Com exceção da 1), todos os outros têm perdão caso venhamos nos arrepender, entretanto não adianta oração, pois o arrependimento é completamente pessoal.

A PERCA DA SANTIDADE - Tiatira - Uma igreja amorosa demais, e zelosa de menos:

Amorosa demais - “Eu sei as tuas obras, e a tua caridade, e teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras”.

Zelosa de menos – “tenho contra ti o tolerares Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensine e engane os meus servos, para que se prostituam e coma dos sacrifícios da idolatria”.

Nessa Igreja o percentual de fiéis é proporcionalmente muito pouco em relação aos infiéis, pois aqui se fala de restante: “e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quanto não têm esta doutrina e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás...”. Daí, há um domínio da impiedade, uma liderança corrompida.

Ap 2.20 – “Mas tenho contra ti que toleras Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensine e engane os meus servos”.

Diferente da igreja de Pérgamo onde a impiedade ainda não estava institucionalizada. Lá a doutrina de Balaão foi plantada como semente de joio no meio do trigo, embora sofrendo oposição dos fiéis; mas aqui, em Tiatira, o percentual de fiéis é muito pouco, daí a religião apostata se consolida e os fiéis não podem fazer muita coisa para mudar o sistema, apenas produzir uma pequena resistência.

A figura de Jezabel é, além de política, religiosa. Isso significa que a religião recebe apoio do governo, da sociedade mundana e se torna protegida por leis, como a lei do casamento homossexual, do aborto, do fim das palmadinhas, etc.

Jesus disse: “Eis que a porei numa cama [...] E ferirei de morte a seus filhos”. (Ap 2.22,23)

Amor e humildade demais, deixando o império do mal governar, não se opor, não dizer nada, não protestar contra o pecado. Isso não é amor, mas cumplicidade.

O “restante” são aqueles que estão lutando pela pureza do Evangelho sem se esquecer da Caridade.

Conclusão:

Se sua congregação está retratada em alguma dessas é mera coincidência, não foi proposital.

Não deixe sua igreja ser zelosa demais, ensoberbecendo-se, achando-se a mãe da verdade, quando começa a tratar os outros com desprezo, desdém e se achando superior.

Não deixe o joio dominar a ponto de vir tomar posse da liderança. Uma igreja se caracteriza pela predominância do trigo.

Não deixe amolecer o coração de tal forma que não sejas capaz de aplicar a disciplina com justiça.

Não esqueçamos do principal da LEI: A justiça, a misericórdia e a fé (doutrina). Em resumo – AMOR É ISSO.

NATAN VIANA
Enviado por NATAN VIANA em 30/12/2011
Reeditado em 30/12/2011
Código do texto: T3414045