Adoração como Estilo de Vida

Entendendo a diferença entre louvor e adoração

Existe uma grande confusão no meio da Igreja de Cristo com relação a louvor e adoração. A música gospel se tornou uma grande faceta para artistas que encontraram no meio das igrejas um público certo e fácil de ser explorado. Se fizermos uma análise das músicas que fazem grande sucesso na mídia gospel hoje veremos que temos muito mais comércio que adoração ou louvor a Deus de fato. Falam muito de conquistar bênçãos, restauração, vitória, consolação, algumas são orações outras desafiam o inimigo e não há nada de errado em cantarmos essas canções ou pelo menos a maioria. Eu mesmo já fui muito edificado com músicas que falaram ao meu coração em momentos de dor. O grande problema é quando confundimos músicas como essas com a verdadeira adoração e achamos que realmente estamos dando nosso melhor a Deus nas nossas reuniões quando na verdade estamos voltados para nós mesmos.

O LOUVOR

Significado mais amplo é elogiar, aplaudir, reconhecer o mérito de alguém ou de algo, isso por meio de fala, canto, escrita ou ações.

O louvor na Bíblia:

· Pessoa recebendo louvor: Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa sim será louvada. Provérbios 31:30

· Coisas e comportamentos: Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo tudo o que é puro tudo o que é amável tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. Filipenses 4:8.

· Deus Louvando a pessoas: Portanto, nada julgueis antes de tempo, até que o Senhor venha, o qual também trará à luz as coisas ocultas das trevas, e manifestará os desígnios dos corações; e então cada um receberá de Deus o louvor. 1Coríntios 4:5:

Concluímos então que louvor não é a mesma coisa que adoração e pode ser dado a pessoas, coisas, comportamentos e até mesmo que receberemos de Deus o louvor devido a nossa postura diante dele como servos. Isso significa que não é pecado aplaudirmos um artista após uma apresentação. Posso então cantar uma música romântica para minha esposa, ou o Hino Nacional que louva a nossa nação.

A ADORAÇÃO

Significado: prestar culto, se prostrar, ter muito amor a.

Interessante o dicionário Aurélio falar de adoração como “ter muito amor a alguém ou a algo”, pois uma das principais exigências de Deus repetidas por Jesus foi “Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.” Marcos 12:30

De todo coração: O nosso coração ainda contaminado pelo DNA de Adão, tem inclinações perversas que estão sempre nos seduzindo a contrariar os princípios da lei de Deus. Amar de todo coração fala de lutarmos incansavelmente contra essas inclinações, contra nossas fraquezas, imoralidade, inveja, cobiça, inimizade, competição, facção, rancor, falta de perdão e todos os demais desejos ímpios. Fala também de buscar a cada dia um relacionamento mais íntimo com o Senhor. Conhece-Lo melhor nos fará o amar mais profundamente o que nos levará a viver segundo a sua vontade.

Com toda a alma: Isso fala de vontade, atitude, amar de toda alma fala de fazer o certo mesmo quando não temos vontade, nos esforçarmos para andar em integridade. Sair da roda da piada imoral, escolher com quem ando o que falo o que coloco diante dos meus olhos e em meus ouvidos.

De todo entendimento: entendimento fala de mente, de conhecimento, de cultura. Nossa pátria não desse mundo, mas dos céus. Nossa cultura deve ser a cultura do Reino de Deus. Se eu só me alimento da cultura desse mundo (jogos, novelas, internet, livros, música, filmes, revistas jornais, esportes), serei formado segundo ela e jamais poderei amar de todo entendimento. Para que eu tenha uma cultura santa, uma mente santa, preciso alimentar minha mente das coisas do Reino de Deus. Se estiver enxertado na videira, não posso continuar recebendo a seiva do mundo.

Adorar em espírito e em verdade, não é a mesma coisa que organizar grandes eventos chorar emocionado na hora do louvor, compor uma música nova ou ficar rouco de tanto gritar, nem mesmo gastar horas em exaustivos ensaios. Adorar em espírito é estar cheio do sopro, da essência, do amor de Deus ser inundado pelo Espírito de Deus. Jesus é a verdade e é também o verbo, a palavra, a torá, então para adorar em verdade preciso ter os princípios da lei em meu coração como meta de vida, a torá escrita nas tábuas de carne do meu coração.

Adoração como estilo de vida é ter o caráter de Cristo em nós para que ele seja reconhecido em onde quer que estejamos no que quer que façamos. É expressar a Vida de Deus em nossas vidas, é inspirar pessoas a amarem a Deus, é estar pronto para manifestar boas obras, fora dos templos, pois lá dentro é muito fácil passar uma imagem superficial do que realmente somos.

Temos muitas músicas que expressam adoração, mas a adoração vai muito além da música ou de qualquer outro esforço humano externo.

O que somos na faculdade, na escola, no trabalho, na vizinhança, no trânsito, na FACEBOOK, no MSN, no ORKUT, no TWITTER, na FRENTE DA TELEVISÃO, como lidamos com as lideranças, como tratamos nossos funcionários, chefes, irmãos, nossos pais e filhos, esposas e maridos, vai definir se somos ou não VERDADEIROS ADORADORES.

O segredo do louvor em adoração a Deus, não está na letra, na harmonia, no tom ou afinação da voz, nem nos instrumentos, ou sequer na estrutura montada, mas no caráter de quem adora, por que todas as outras coisas impressionam e emocionam a quem ouve, mas apenas o caráter transformado, o coração contrito e arrependido, disposto a mudar e a pagar o preço da santidade impressiona Aquele que prova o coração do homem.

Saulo David
Enviado por Saulo David em 10/12/2011
Código do texto: T3381024
Classificação de conteúdo: seguro