Titanic está afundando? Vou afundar junto.

O episódio da mulher adúltera narrado em João coloca em relevo uma das mais acentuadas mazelas da alma humana. Temos olhos de águia para ver o mal noutros, e somos toupeiras quando o problema reside em nós. Desse modo, fica mais fácil exortar, que santificar-se. Quanto mais crasso for o erro que pudermos apontar, mais justos pareceremos inda que não tenhamos feito nenhum progresso em santificação.

Houve um momento em que João disse: “Senhor, vimos um que em teu nome expulsava demônios, e lhe proibimos por que não segue conosco.” Depois de ensinar que deixassem os tais em paz, Jesus, sutilmente exortou: “tende sal em vós mesmos e paz uns com os outros.” Sal em vós mesmos, ou seja, virtude em vós mesmos, não nos defeitos alheios.

Nesse mesmo molde, medindo-se com certos párias que infestam a mídia gospel, tem muita gente bem ruinzinha, posando de paladino do saber espiritual, esquecendo que o parâmetro posto está em Efésios 4; a estatura de Cristo, não em sentir-se melhor que os péssimos, fazendo de generalizações baratas e superficiais, a razão de ser de seus ministérios.

Cão quando viu a nudez de Noé, colocou a vergonha de seu pai na manchete de capa; seus irmãos, todavia, rasgaram o “jornal”. Foram abençoados por isso, enquanto aquele se tornou maldito. Não estou postulando, com isso, que sejamos coniventes com heresias, ou que deixemos de denunciar erros de gente indigna que envergonha o evangelho; mas, quando fizermos isso, sejamos claros, específicos, dando nomes aos bois; e ao mostrar o erro, coloquemos o certo em paralelo, para eventuais julgamentos, e edificação de quem quer Deus, e, rejeita errôneas interpretações.

Tem muitos anti-igrejas, delas egressos, que decidiram que ela não mais existe, em face de experiências negativas que tiveram. Primeiro, acham que seus umbigos compreendem a igreja do Senhor como um todo; segundo; uma vez que abandonaram o navio quando começou a fazer água, agora morrem de medo que os marujos consigam tapar os furos e ficam torcendo e atuando para que afunde logo, só assim, seu abandono se justificará.

Lembro do filme Titanic, onde um cretino indigno apossou-se de uma criança à força para conseguir lugar no salva-vidas, enquanto o capitão decidiu afundar com honra e os músicos também, morreram tocando.

A mim pouco se me dá, se pegarem pastores no bordel, “Apóstolos” com grana escondida na Bíblia, aviões de dinheiro ou coisa parecida; Tudo isso me envergonha, mas não o suficiente para abandonar o navio. Sou insignificante dentro da igreja, mas, seria covarde e inútil, fora. Seria apenas mais um, tentando afundar a coisa. Não considero válido o “contraditório” desses, pois, dado o vício de origem.

Minha denominação, graças a Deus, é bastante criteriosa na formação de obreiros, e até agora não apareceu em escândalos; que o Senhor a mantenha assim. Todavia, se acontecer, prometo orar e chorar junto com os homens decentes que nela há, dividir a vergonha e buscar reparar o dano, ao invés de saltar fora.

Como a Igreja do Senhor é multidenominacional, de certa forma já faço isso, permanecendo nela, denunciando o que está errado, sem me sentir melhor ou justificado por isso. Como transplante de órgãos está até trivial dado o progresso da medicina, quem sabe, se possa fazer um de olhos, e as toupeiras passem a ver como águias...

“Critica eu só aceito de quem me ama. De quem me odeia eu considero despeito e inveja.”

Day Anne

Leonel Santos
Enviado por Leonel Santos em 17/11/2011
Código do texto: T3341033