Vigésima Quarta Aula: Os Milagres do Evangelho

1) O que é possessão simples? O que é fascinação?

A obsessão simples verifica-se quando um Espírito inferior em moral se impõe a um médium, intromete-se em suas comunicações, e o impede de se comunicar com outros Espíritos e substitui aqueles que ele invocou. (Kardec, O Livro dos Médiuns, Segunda Parte, Capítulo XXIII).

A Fascinação carac teriza-se como uma ilusão projetada no psiquismo do médium, paralisando a sua capacidade de discernir. O médium fascinado não se considera enganado. O Espírito consegue inspirar-lhe confiança e agir sobre ele como se o tivesse hipnotizado. Essa ilusão pode levar o médium considerar a mais das absurdas afirmações como verídicas. O fascinado é dirigido e condicionado por esse Espírito a aceitar teorias, posturas sem refletir se está certa ou errada de maneira cega.

2) O que é subjugação ou possessão?

A subjugação é um envolvimento psíquico que traz como consequência a paralisação da vontade da vítima, fazendo a utilizar seu livre arbítrio no caminho do mal.

Na subjugação Moral, o subjugado é constrangido a tomar decisões das mais absurdas e comprometedoras, que induzido hipnoticamente, aceita como corretas.

Na subjugação Física, o médium é constrangido por movimentações físicas involuntárias, chegando ao rídiculo.

A possessão Kardec a classifica como temporária e intermitente, o Espírito em possessão momentânea serve-se daquele corpo como se fosse o seu como o faria se tivesse vivo.

3) Quais são as características da obsessão?

Reconhece-se a obsessão pelas seguintes características:

1-Insistência de um Espírito em querer se comunicar, seja por escrita, audição, tiptologia entre outras coisas, opondo-se que outros Espíritos o façam.

2-Ilusão que impede de o médium reconhecer a falsidade e o ridículo das comunicações recebidas.

3-Crença identidade absoluta dos Espíritos que se comunicam e que por meio de nomes respeitáveis e venerados pelos homens, dizem falsidades e absurdos.

4-Aceitação pelo médium dos elogios que lhe fazem os Espíritos que se comunicam por seu intermédio.

5-Uma grande disposição de afastar-se de pessoas que possam esclarecê-lo sobre o que está acontecendo.

6-Levar a mal a crítica das comunicações recebidas.

7-Necessidade de escrever e de comunicar-se sobre qualquer circunstância.

8-Qualquer forma de constrangimento físico, que domina-lhe a vontade e o forçando a agir ou falar sem querer.

9-Ruídos e transtornos contínuos em redor do médium, causados por ele ou o tendo por alvo.

É importante lembrarmos que não são somente os médiuns que podem ser vítimas de Espíritos obsessores, mas todos aqueles que se deixam influenciar por sentimentos, emoções, paixões, pensamentos e atitudes negativas.

4) Quais são os motivos que levam um Espírito a obsediar?

Os motivos da obsessão variam segundo o caráter do Espírito obsessor:

1- práticas de vingança contra a pessoa que o feriu moralmente nesta ou em outra encarnação.

2- desejo de fazer o mal.

3- inveja do bem.

4- orgulho do seu falso saber.

5) Discorra ligeiramente sobre os possessos gadarenos.

Kardec comenta que o fato de serem alguns maus Espíritos enviados aos corpos de porcos é contrário a toda probabilidade.

Um Espírito mau não deixa de ser um Espírito humano e é contra as leis da natureza que ele possa animar o corpo de um animal.

Os Espíritos expulsos por Jesus surgissem também materializados, somente pela percepção sensorial dos porcos, que assustados fugiram e caíram do despenhadeiro para dentro do mar e se afogaram, pois sabemos que alguns animais podem ver Espíritos.

6) Por que os discípulos de Jesus não puderam expulsar o mau Espírito do jovem lunático? (Mt 17: 14-21)

Por causa da pouca Fé, acrescentando que esta casata não se expele senão por meio da oração e jejum.

A imensa superioridade de Jesus Cristo dava-lhe autoridade sobre os Espíritos imperfeitos, que lhe bastava dizer-lhes que se retirassem, para que eles não pudessem resistir a essa injução. (A Gênese, capítulo XV, item 33).

7) Comente a censura do chefe da sinagoga a Jesus, por ele ter curado a mulher curvada (Lc 13:10-17).

Sábado era sagrado. E Jesus libertou a mulher que estava atada pode demônios há dezoitos anos no sábado.

Bibliografia

LM, Segunda Parte, Capítulo XXIII

GE - Capítulo XIV - Obsessões e Possessões, itens 45 a 49, Capítulo XV

O Espírito do Cristianismo - Cairbar Schutel

Em Torno do Mestre - Vinícius

O Evangelho Pede Licença - Paulo Alves Godoy

A Bíblia de Jerusalém - Novo Testamento - Edições Paulinas

Roseli Princhatti
Enviado por Roseli Princhatti em 06/11/2011
Reeditado em 07/11/2011
Código do texto: T3320975
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.