Quando Jesus fez Lázaro ressurgir do túmulo estava ele realmente morto?
Jesus declarou que Lázaro não estava morto e que sua enfermidade não ia até a morte e que a doença viera para a glória do Pai e para que o Filho de Deus fosse glorificado. E amando muito a Lázaro e as suas irmãs, esperou que se passassem dois dias para atender ao chamado, pois sabia que Lázaro dormia e despertaria do sono.
Porém, como não poderia evitar a crença de que Lázaro estava morto, por reconhecer que os homens ainda não estavam preparados para receber as explicações que ele teria que dar e então ocultou alguns atos que seriam explicados a seu tempo pelo Consolador e pela Ciência.
E por isso disse que Lázaro estava morto, mesmo porque no estado de catalepsia, ainda hoje só mesmo Jesus para fazê-lo retornar à vida.
E ao dizer que Lázaro estava morto, por entender que era necessário, Jesus, rendendo graças ao Pai, porque faria voltar a vida ao corpo de seu amigo, dirigiu-se com toda a humildade a Deus e disse-lhe: "Assim falei por causa do povo que me cerca, para que creiam que Tu me enviaste" (Jo 11:41-42).
Jesus possuía o dom da presciência e por isso antecipava conhecimentos do que estava para verificar-se.
Lázaro morreria se Jesus não tivesse chegado, foi atuando sobre o laço espírito-corpo que Jesus operou o fenômeno, revitalizando o organismo de Lázaro, transmitindo-lhe fluidos vivificantes, como numa transfusão.
Jesus precisou impressionar os homens que estavam muitos ligados as coisas materiais do seu tenpo, de maneira que o fato atravessasse os séculos e produzisse frutos em todas as épocas.
Se os Espíritos de Lázaro, do filho da Viúva de Naim e da filha de Jairo tivessem se desligado do corpo, Jesus jamais os faria voltarem à vida porque seria contrariar às Leis Imutáveis do Criador.
Bibliografia:
GE - capítulo XV
O Espírito do Cristianismo - Cairbar Schutel
Em Torno do Mestre - Vinícius
LM, Segunda Parte, Capítulo VIII