Como se produziu a transfiguração no Tabor? Foi ela a primeira sessão espírita da era cristã?

Jesus se dirigiu ao Monte Tabor que fica a 11 quilômetros a sudeste de Nazaré, e tem aproximadamente 1000 metros de altura e apareceu aos seus três discípulos Pedro, Tiago e João transfigurado, como se o seu rosto fosse o Sol e as suas vestes brancas e iluminadas e apareceram Elias e Moisés conversando com Ele. E uma nuvem os envolveu e uma voz que saía dela disse: "Este é meu filho amado, em que me comprazo, escutai-o" (Mateus 17:5, Marcos 9:7, Lucas 9:3).

Depois Jesus apresenta-se aos seus discípulos como era antes de ser crucificado e proibiu-lhes de falar sobre o fato até que ressurgisse dentre os mortos. Os discípulos decidiram atender ao pedido de Jesus, mas não entenderam o que significava ressurgir dentre os mortos (Mateus 17: 9-13).

E Deus ordenou que um Espírito transmitisse essas palavras, pela segunda vez, pois na primeira vez foi no batismo de Jesus. (Mateus 3:17, Marcos 1:11, Lucas 3:22).

Allan Kardec diz que a explicação para este fenômeno encontra-se no fluido espiritual e que em virtude da irradiação fluídica midifica a aparência do indivíduo.

E Jesus pela pureza do seu Perispírito permitiu que o seu Espírito transfigurasse.

E pela sua superioridade, essência moral e qualidades fluídicas se sobressaia o estado de Espíritos Puros.

Pode a imagem do corpo apagar-se sob a camada fluídica e assumir outra aparência.

Se o Espírito encarnado se identifica mais com as coisas do mundo espiritual pode a expressão de um rosto feio tornar-se belo, porém se o Espírito encarnado se identifica mais com as coisas do mundo material pode a expressão de um rosto bonito tornar-se horroroso.

Sendo assim as transfigurações operam de acordo com as qualidades e sentimentos do Espírito.

Se outro Espírito combinar o seu fluido com o do primeiro, pode substituir a aparência da pessoa que poderá ter quantas variações esse Espírito quiser.

Bibliografia

LM, Primeira Parte, capítulo I, item 3, Segunda Parte, capítulo VII e VIII

GE - Capítulo XV

O Espírito do Cristianismo - Cairbar Schutel

Em Torno do Mestre - Vinícius

Crônicas Evangélicas - Paulo Alves Godoy

O Evangelho Por Dentro - Paulo Alves Godoy

Atos Dos Apóstolos, 9:10-19

Primeira Epístola De Paulo Aos Coríntios - (15:5-8 e 15:40-50)

Roseli Princhatti
Enviado por Roseli Princhatti em 30/10/2011
Código do texto: T3306013
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.