Vigésima Terceira Aula: Os Milagres do Evangelho

1) Como se produziu a transfiguração no Tabor? Foi ela a primeira sessão espírita da era cristã?

Jesus se dirigiu ao Monte Tabor que fica a 11 quilômetros a sudeste de Nazaré, e tem aproximadamente 1000 metros de altura e apareceu aos seus três discípulos Pedro, Tiago e João transfigurado, como se o seu rosto fosse o Sol e as suas vestes brancas e iluminadas e apareceram Elias e Moisés conversando com Ele. E uma nuvem os envolveu e uma voz que saía dela disse: "Este é meu filho amado, em que me comprazo, escutai-o" (Mateus 17:5, Marcos 9:7, Lucas 9:3).

Depois Jesus apresenta-se aos seus discípulos como era antes de ser crucificado e proibiu-lhes de falar sobre o fato até que ressurgisse dentre os mortos. Os discípulos decidiram atender ao pedido de Jesus, mas não entenderam o que significava ressurgir dentre os mortos (Mateus 17: 9-13).

E Deus ordenou que um Espírito transmitisse essas palavras, pela segunda vez, pois na primeira vez foi no batismo de Jesus. (Mateus 3:17, Marcos 1:11, Lucas 3:22).

Allan Kardec diz que a explicação para este fenômeno encontra-se no fluido espiritual e que em virtude da irradiação fluídica midifica a aparência do indivíduo.

E Jesus pela pureza do seu Perispírito permitiu que o seu Espírito transfigurasse.

E pela sua superioridade, essência moral e qualidades fluídicas se sobressaia o estado de Espíritos Puros.

Pode a imagem do corpo apagar-se sob a camada fluídica e assumir outra aparência.

Se o Espírito encarnado se identifica mais com as coisas do mundo espiritual pode a expressão de um rosto feio tornar-se belo, porém se o Espírito encarnado se identifica mais com as coisas do mundo material pode a expressão de um rosto bonito tornar-se horroroso.

Sendo assim as transfigurações operam de acordo com as qualidades e sentimentos do Espírito.

Se outro Espírito combinar o seu fluido com o do primeiro, pode substituir a aparência da pessoa que poderá ter quantas variações esse Espírito quiser.

2) Quais foram os Espíritos que se comunicaram com Jesus no Tabor? Que simbolizam?

Segundo Vinicius na aparição de Jesus no Monte Tabor estavam representadas a Lei com Moisés, os Profetas com Elias que representava o Profeta Maior e o Amor que é a Lei Maior com Jesus que unia Moisés com a Lei e Elias com os Profetas.

3) Como se operou a multiplicação dos pães?

Eram de duas naturezas os pães que Jesus ofereceu à multidão que o seguia.

O pão para o corpo.

O pão para a alma que sacia a fome do Espírito.

Jesus agiu sobre a matéria, tirando do elemento universal as moléculas necessárias para a formação de pães.

As substâncias agem no organismo e estes pães que foram elaborados pela vontade e bondade de Jesus, que teve piedade daquele povo faminto, agiu beneficamennte no estômago que produziu a sensação de que foram saciados.

4) Podem os Espíritos produzir substância curadora ou alimentícia? Comente.

Sim, por ser apenas um trabalho químico e os Espíritos têm a vontade e a permissão de Deus.

5) Que significa dizer que Jesus é o "Pão da Vida"?

Trabalhar pelo pão de cada dia é necessário para a necessidade do corpo e a sobrevivência com dignidade, trabalhar pelo alimento espiritual é elaborar e se preparar para a imortalidade.

"O pão nosso de cada dia dai-nos hoje", não é o pão pelo qual nós trabalhamos para consegui-lo fisicamente e sim o Pão de Deus, o que dá a vida ao mundo.

E Jesus complementa:

"Eu sou o Pão da Vida, quem vem a mim não terá fome".

Sendo todos nós os seus discípulos, que seguem suas orientações morais e espirituais, estaremos saciados e não teremos nem angústias e nem necessidades.

6) Nas aparições de Jesus após a sua morte isso aconteceu em corpo carnal ou perispirítico? Como se chega à conclusão?

Essas aparições se explicam pelas propriedades do Perispírito

Suas aparições são produzidas de maneira que causam surpresa e assombro e eles pressentem que já não se trata de um ser corpóreo.

Jesus se mostrou com seu corpo perispirítico, pois só o viram quem ele desejou que o visse. Se ele estivesse aparecido com o seu corpo físico todas as pessoas que ali estavam o veriam.

7) Quem foi a primeira pessoa para quem o Espírito de Jesus apareceu após a sua crucificação? Comente.

A primeira aparição foi para Maria Madalena (Marcos 16:9-11 e Jo 20:11-18).

Ela estava chorando perto do seu sepulcro e viu dois Espíritos de grande elevação que perguntou-lhe:

"Por que buscais entre os mortos ao que vive?"

E ao ser indagada sobre o motivo de suas lágrimas, ela disse:

"É que levaram o meu Senhor e não sei onde puseram".

Em seguida viu um homem que pensou ser um jardineiro e perguntou-lhe:

"Senhor, foste tu quem o tirou, diga-me ondeo o puseste?"

E ele respondeu:

"Maria!"

Logo ela reconheceu ser Jesus e disse:

"Rabboni!"

E ele respondeu:

"Não me detenhas porquanto ainda não subi para meu Pai; mas, vai ter com meus irmãos e dize-lhes de minha parte: Subo a meu Pai, a vosso Pai, a meu Deus e vosso Deus" (Jo 20: 11-18).

Nessa descrição evangélica Jesus demonstrou que não tinha mais um corpo físico e por isso não permitiu que Maria Madalena o tocasse. E deixou bem claro que não era Deus, o criador de todas as coisas e sim uma de Suas criaturas.

Bibliografia

LM, Primeira Parte, capítulo I, item 3, Segunda Parte, capítulo VII e VIII

GE - Capítulo XV

O Espírito do Cristianismo - Cairbar Schutel

Em Torno do Mestre - Vinícius

Crônicas Evangélicas - Paulo Alves Godoy

O Evangelho Por Dentro - Paulo Alves Godoy

Atos Dos Apóstolos, 9:10-19

Primeira Epístola De Paulo Aos Coríntios - (15:5-8 e 15:40-50)

Roseli Princhatti
Enviado por Roseli Princhatti em 29/10/2011
Reeditado em 30/10/2011
Código do texto: T3305664
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.