Décima Nona Aula: Os Fluidos

1) Que é Fluido Cósmico Universal? Em que estados se apresenta?

Há um fluido etéreo que enche o espaço e penetra os corpos que têm o nome de fluido cósmico universal ou matéria cósmica primitiva, gerador dos mundos e dos seres. Como matéria primitiva, dele derivam modificações e transformações que constituem a inumerável variedade dos corpos da natureza. E como princípio elementar universal oferece dois estados distintos: dureza ou maleável, que se pode considerar como estado normal primitivo e quando está igual a matéria. Os fluidos espirituais, que constituem um dos estados do fluido cósmico universal, formam a atmosfera dos seres espirituais.

2) É dado a todos os Espíritos compreenderem os elementos constitutivos do seu mundo? Comente.

Não, apenas os Espíritos mais esclarecidos. Os Espíritos que são ignorantes do mundo invisível como os ignorantes encarnados são incapazes de explicar os fenômenos para os quais frequentemente concorrem de modo maquinal.

Os elementos fluídicos do mundo espiritual escapam a nossos instrumentos de análise e à percepção de nossos sentidos, feitos para a matéria tangível e não para a matéria etérea que são s elementos mais simples.

3) É absolutamente correta a denominação "fluidos espirituais"? Por quê?

Não, por se tratar de matéria, mais ou menos quintessenciada. O que há de realmente espiritual é a alma ou o princípio inteligente. A matéria do mundo espiritual é chamada de fluido espiritual pela sua afinidade com os Espíritos.

4) De que depende a natureza do perispírito?

O Perispírito ou corpo fluídico dos Espíritos é a condensação desse fluido espiritual em torno de um foco de inteligência ou alma. O fluido conserva sua sutileza e leveza e suas qualidades pesadas, tanto que não podemos ver ou pegá-lo.

Os Espíritos extraem seu perispírito do ambiente onde se encontra, por isso seus elementos variam de acordo co,m a evolução dos mundos em que se encontra. Em visita a outro planeta, reveste-se da matéria apropriada deste.

A natureza do perispírito está sempre relacionada com o grau de evolução moral do Espírito.

Os Espíritos inferiores não podem mudar ou transportar de um mundo para outro quando quiser.

Já os Espíritos superiores podem visitar os mundos inferiores e neles encarnar.

Nós vamos ter o nosso Períspirito formado no local em que estamos.

Depende do nosso grau de evolução.

Aqueles Espíritos que irão a outro plano irá revisitir-se do Períspirito do local em que se encontra.

Se um Espírito evoluído quiser um material de um mundo inferior, ele pede a um Espírito inferior para ir buscá-lo.

O nosso mundo é uma réplica mal feita do mundo de lá.

5) Como agem os Espíritos sobre os fluidos?

Através do pensamento e da vontade. Basta o Espírito pensar em uma coisa para que se realize. O que você pensa, se realiza.

6) Que são imagens fluídicas? Como são criadas?

Formas de pensamento, que aparecem em nossa mente como fotografia. Os movimentos mais secretos da alma repercutem no envoltório fluídico e uma alma pode ler em outra alma e ver o que não pe percebido pelos olhos do corpo. Na mente humana pode-se ver o que está no pensamento, os hábitos, os desejos, os anseios, as angústias, os projetos, as intenções boas ou más, mas não se concretizará ou não.

Da maneira que pensamos, nosso pensamento vai criando formas.

7) Que é atmosfera fluídica? Qual a sua importância?

Os fluidos se unem em razão da semelhança de sua natureza. É a lei da sintonia.

Os fluidos diferentes se repelem.

As doenças nada mais são do que atrair coisas negativas para si.

Exemplo: Natal e Carnaval.

No Natal há muita paz.

No Carnaval o mundo fica carregado de coisas ruins.

A doença começa no Períspirito passa pelo Espírito que passa para o corpo e ficam impregnados e tornam-se doenças.

Bibliografia:

GE - Capítulo XIV, itens 1 a 21

Roseli Princhatti
Enviado por Roseli Princhatti em 21/10/2011
Código do texto: T3290677
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.