Décima Oitava Aula: Os Milagres Segundo o Espiritismo

1) O que é que se chama de "milagre"?

Qualquer fenômeno que não se compreende que causa espanto ou admiração aos seres humanos, sempre foi reconhecido como milagre.

Todo ato considerado de poder divino, contrários às leis naturais que se conhecem é chamado de milagre. A Lei Natural foi criada por Deus, sendo Ele o autor de todas as coisas.

Sendo assim, não têm nenhum sentido imaginar que Deus derroga Suas Leis, para atender a este ou àquele.

Uma das características do milagre é o ser inexplicável e por isso se realiza com exclusão das leis naturais;

O milagre é insólito, isolado, excepcional.

Um milagre não se explica aparentemente, é uma ação isolada, diferente e incomum.

A palavra "milagre" significa um feito extraordinário que vai de encontro às leis naturais, isto é, uma revogação da ordem natural das coisas, vista como uma exceção à regra vigente.

O pensamento teológico afirma que por ser Deus onipotente, tudo lhe é possível, e sendo assim, pode modificar a seu bel-prazer as leis naturais, manifestando o Seu poder.

Tal conceituação simplista reduz o sábio dos sábios à condição precária de quem sanciona leis que não serão integramente cumpridas,colocando Deus na posição de quem elaborou Leis repletas de exceções. O qual não haveria imutabilidade que é um dos atributos de Deus.

2) Como as Teologias consideram os milagres? O que é sobrenatural?

Segundo a Teologia, a origem dos milagres é sobrenatural, vem de Deus, e é impossível explicá-los, e constitui um atentado contra a Fé associar-se os milagres aos fenômenos da Natureza ou à Razão.

Os milagres são atos inexplicados, mas não inexplicáveis (A Gênese, capítulo XIII, item 17)

3) Comente: "Os milagres são atos inexplicados, mas não inexplicáveis".

Acreditava-se que tudo era milagre pelos séculos da ignorância, porque se considerava sobrenatural tudo o que não tinha explicação ou causa que não se conhecia.

Como a Ciência ainda não explorara o vasto campo da Natureza, grande parte dele ficou reservada para o maravilhoso.

Os fatos autênticos se compreendem na ordem dos fenômenos espíritas e não têm nada de sobrenatural.

4) Deus faz milagres?

Deus não faz milagres, porque suas leis são perfeitas, e portanto, não é necessário derrogá-las.

Se há fatos que ainda não compreendemos, é porque ainda nos faltam os conhecimentos necessários.

5) Como o Espiritismo considera os chamados milagres?

O Espiritismo demonstra que o sobrenatural não existe e que sua crença é superstição e ignorância.

Tais milagres resultam da ação dos Espíritos sobre a matéria por meio do seu corpo espiritual (perispírito), por meio da combinação, compressão ou condensação de fluidos retirados do ar (atmosfera fluídica) e do médium, que é sempre um intermediário, consciente ou inconsciente da ação do Espírito, sem os quais os fenômenos não ocorreriam (LM, Segunda Parte, Capítulo VIII - Laboratório do Mundo Invisível).

Portanto, os milagres não são fatos sobrenaturais, é apenas uma coisa extraordinária e admirável aos nossos olhos.

6) São milagres as curas operadas por Jesus Cristo?

Na época foram considerados milagres.

Hoje a Ciência explica.

Se Josué tivesse efetivamente detido o movimento do Sol (Josué, 10:12-14), isto sim seria um verdadeiro milagre, por estar opondo-se às Leis Naturais.

7) Como se explica a ação dos Espíritos sobre a matéria?

O Espírito atua sobre a matéria utilizando-se de recursos provenientes dos médiuns, promovendo a tangibilidade, impressão, pancadas, fenômenos de transporte, materializações diversas, movimentação de objetos, entre outras coisas.

Bibliografia

GE - Capítulos XIII, itens 1 a 17 e XIV

O Livro dos Médiuns (LM) - Segunda Parte, Capítulo I

Roseli Princhatti
Enviado por Roseli Princhatti em 12/10/2011
Código do texto: T3272929
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.