LITURGIA DA PALAVRA (Missa do dia 16 Outubro 2011

LEITURAS QUE SERÃO PROFERIDAS NO MUNDO TODO NAS CELEBRAÇÕES DAS SANTAS MISSAS NO PRÓXIMO DIA 16/10/2011 FONTE: www.arquidiocesedesaopaulo.org.br

29º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Neste domingo, a comunidade se reúne para render a Deus o louvor e a glória que lhe são devidos pelas maravilhas que realizou em nossa história. É o nosso reconhecimento pelo infinito amor com que Deus nos amou e enviou o seu Filho unigênito, que se entregou por nós e nos santificou com o Mistério Pascal da sua paixão, morte e ressurreição. Portanto, somente pela sua graça podemos ter uma fé atuante, uma caridade viva e uma esperança firme.

Abramos nossos corações às leituras sagradas, a fim de discernir como melhor servir a Deus e atuar de forma coerente nas estruturas sociais e políticas deste mundo.

PRIMEIRA LEITURA (Is 45,1.4-6)

Leitura do Livro do Profeta Isaías

1 Isto diz o Senhor sobre Ciro, seu Ungido: “Tomei-o pela

mão para submeter os povos ao seu domínio, dobrar o

orgulho dos reis, abrir todas as portas à sua marcha, e

para não deixar trancar os portões.

4 Por causa de meu

servo Jacó, e de meu eleito Israel, chamei-te pelo nome;

reservei-te, e não me reconheceste.

5 Eu sou o Senhor, não

existe outro: fora de mim não há deus. Armei-te guerreiro,

sem me reconheceres, (6) para que todos saibam, do oriente

ao ocidente, que fora de mim outro não existe. Eu sou o

Senhor, não há outro.

- Palavra do Senhor.

T.Graças a Deus.

SALMO RESPONSORIAL 95(96) (Fx 10)

Ó família das nações, dai ao Senhor poder e glória!

1. Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! Manifestai a sua glória entre as nações e entre os povos do universo, seus prodígios!

2. Pois Deus é grande e muito digno de louvor, é mais terrível e maior que os outros deuses, porque nada são os deuses dos pagãos, foi o Senhor e nosso Deus quem fez os céus.

3. Ó família das nações, dai ao Senhor, ó nações, dai ao Senhor poder e glória, dai-lhe a glória que é devida ao seu nome, Oferecei um sacrifício nos seus átrios.

4. Adorai-o no esplendor da santidade, terra inteira, estremecei diante dele! Publicai entre as nações: “Reina o Senhor” pois os povos ele julga com justiça.

SEGUNDA LEITURA (1Ts 1,1-5)

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses

1 Paulo, Silvano e Timóteo, à Igreja dos tessalonicenses, reunida

em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo: a vós, graça e paz!

2 Damos graças a Deus por todos vós, lembrando-vos sempre

em nossas orações.

3 Diante de Deus, nosso Pai, recordamos sem cessar a atuação

da vossa fé, o esforço da vossa caridade e a firmeza da

vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo.

4 Sabemos, irmãos amados por Deus, que sois do número

dos escolhidos.

5b Porque o nosso evangelho não chegou até vós somente por

meio e palavras, mas também mediante a força que é o

Espírito Santo; e isso, com toda a abundância.

- Palavra do Senhor.

T. Graças a Deus.

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

(Fx 11)

Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia. (bis)

Como astros no mundo vocês resplandeçam, mensagem de vida ao mundo anunciem, da vida a Palavra ao mundo proclamem, quais astros luzentes no mundo rebrilhem!

EVANGELHO (Mt 22,15-21)

P. O Senhor esteja convosco.

T. Ele está no meio de nós.

P. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

T. Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, (15) os fariseus fizeram um plano para

apanhar Jesus em alguma palavra.

16 Então mandaram os seus discípulos, junto com alguns do

partido de Herodes, para dizerem a Jesus: “Mestre,

sabemos que és verdadeiro e que, de fato, ensinas o caminho

de Deus. Não te deixas influenciar pela opinião dos outros,

pois não julgas um homem pelas aparências.

17 Dize-nos, pois, o que pensas: É lícito ou não pagar imposto

a César?”

18 Jesus percebeu a maldade deles e disse: “Hipócritas!

Por que me preparais uma armadilha? 19Mostrai-me a

moeda do imposto!” Trouxeram-lhe então a moeda.

20 E Jesus disse: “De quem é a figura e a inscrição desta

moeda?”

21 Eles responderam: “De César”. Jesus então lhes disse:

“Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de

Deus”.

– Palavra da salvação.

T. Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO

No Evangelho de hoje, Jesus é testado. É colocado numa situação embaraçosa pelos fariseus e saduceus. Importante lembrar que esses dois povos eram inimigos mortais. Viviam guerreando entre si, nada tinham em comum, porém, uniram-se para tentar vencer Jesus.

Tinham certeza que, desta vez, Jesus não encontraria saída. Contavam ainda com o apoio dos doutores da lei, dos líderes religiosos e de todos aqueles que queriam destruir Jesus. Uniram-se para encontrar um modo de eliminá-lo.

Mais uma vez ficou provado que a presença de Jesus provoca a união. A simples presença de Jesus une as pessoas. Pena que neste caso, a união era para destruí-lo. Mas, parece que nada mudou, pois ainda hoje muitos querem que Jesus desapareça. Sua presença incomoda aos interesseiros. Certamente era incômodo para esses povos, conviver com Jesus e sua doutrina.

O esperado Messias guerreiro, lutador e dominador. Aquele que viria para livrá-los do poder dos romanos apresenta-se sem armas e sem um exército devastador. É um Messias-servo, manso e humilde e, ainda por cima, dono de palavras duras que machucam a consciência. Jesus anuncia que o Reino de Deus é dos pobres e oprimidos. Já pensou? Um Reino para os pobres? É muito para a nossa cabeça!

Esse modo de falar e de agir de Jesus incomoda os donos do poder. Era preciso matá-lo, tinham que eliminá-lo. Precisavam de uma justificativa para acusá-lo de traição. Aparentemente haviam encontrado uma forma infalível, não havia como Jesus escapar da armadilha montada.

A pergunta tinha uma grande dose de maldade e de malícia. Qualquer resposta seria comprometedora para Jesus. Só havia duas respostas: sim ou não. Dizendo sim, desagradaria e revoltaria o povo. Dizendo não, teria que se haver com os poderosos, pois estaria depondo contra o poder romano.

“Hipócritas, por que me tentam?” Com estas palavras, ao pedir que lhe mostrem a moeda, e ao perguntar de quem é a figura e a inscrição, Jesus força os próprios inimigos a dar a resposta certa: “É de César”. Agora sim, ao ouvir o que queria ouvir, respondeu de forma clara: “Pois então, dai a César o que é de César, e a Deus, o que é de Deus”.

Com essa resposta, Jesus não discute a questão do imposto. Ele sabe que a contribuição é necessária. No entanto, sua grande preocupação é com o povo, com a injustiça e com a opressão. Certamente, Jesus desaprova a sonegação de impostos, desaprova também as falcatruas e o desvio de dinheiro público. Jesus deixa claro que o imposto só é justo quando revertido em benefício da sociedade.

(jorgelorente@ig.com.br - 16/outubro/2011

liturgia da palavra
Enviado por Antônio Oliveira em 10/10/2011
Reeditado em 15/10/2011
Código do texto: T3267963