Qual o ensinamento que se extrai das palavras de Jesus Cristo: "Não julgueis, para que não sejais julgados"?
Só Deus pode julgar, pois com o mesmo critério com que julgarmos o nosso próximo, também nos julgarão.
Ninguém poderá julgar o próximo, moralmente, porque além da falta de equilíbrio justo em si mesmo, e dos desencontros da própria consciência, a experiência da vida esclarece que após a nossa reforma íntima e a busca pela perfeição, e as nossas lutas que são travadas no nosso dia a dia em busca da harmonia universal, o discernimento dessas batalhas nos leva a desenvolver a indulgência e quando estivermos em condições de julgarmos o nosso irmão, não o fazemos por amor e respeito.
Porque se pensarmos olhando para dentro de nós mesmos e nos perguntarmos:
- Como criticar destrutivamente e severamente o nosso semelhante e encontrar desculpas para as nossas próprias deficiências? Mesmo porque se fôssemos perfeitos não estaríamos no Planeta Terra pagando as nossas duras penas.
É um juízo sem fundamento, pois apontar o defeito dos outros é um vício bem antigo da Humanidade.
O melhor antídoto é evitar comentar o mal, não julgar para não ser julgado também não significa aceitar e ser cúmplice do erro de outrem.
A nossa tendência maior é criticar um defeito que não temos mais, esquecendo que ainda temos muitos outros defeitos que ainda permanecem em nós e estão ativos, e às vezes, não os enxergamos e os vemos em outra pessoa.
O mais grave de tudo isso é quando avaliamos outras pessoas falsamente, exageradamente, dissimuladamente e maldosamente.
Ao censurarmos alguém criticamente e não o condenando, há de ter autoridade moral.
Lembramos de Jesus, que com toda a sua autoridade moral, não julgava as pessoas, e nós, na nossa inferioridade, estamos sempre se achando no direito de julgarmos os nossos semelhantes.
Somente a Deus cabe o julgamento da vida.
Bibliografia
O Novo Testamento, nas Bíblias
Crônicas Evangélicas - Paulo Alves Godoy
Os Quatro Sermões de Jesus - Paulo Alves Godoy
Parábolas e Ensinos de Jesus - Cairbal Schutel