Qual o ensinamento que se extrai das palavras de Jesus Cristo: "Não julgueis, para que não sejais julgados"?

Só Deus pode julgar, pois com o mesmo critério com que julgarmos o nosso próximo, também nos julgarão.

Ninguém poderá julgar o próximo, moralmente, porque além da falta de equilíbrio justo em si mesmo, e dos desencontros da própria consciência, a experiência da vida esclarece que após a nossa reforma íntima e a busca pela perfeição, e as nossas lutas que são travadas no nosso dia a dia em busca da harmonia universal, o discernimento dessas batalhas nos leva a desenvolver a indulgência e quando estivermos em condições de julgarmos o nosso irmão, não o fazemos por amor e respeito.

Porque se pensarmos olhando para dentro de nós mesmos e nos perguntarmos:

- Como criticar destrutivamente e severamente o nosso semelhante e encontrar desculpas para as nossas próprias deficiências? Mesmo porque se fôssemos perfeitos não estaríamos no Planeta Terra pagando as nossas duras penas.

É um juízo sem fundamento, pois apontar o defeito dos outros é um vício bem antigo da Humanidade.

O melhor antídoto é evitar comentar o mal, não julgar para não ser julgado também não significa aceitar e ser cúmplice do erro de outrem.

A nossa tendência maior é criticar um defeito que não temos mais, esquecendo que ainda temos muitos outros defeitos que ainda permanecem em nós e estão ativos, e às vezes, não os enxergamos e os vemos em outra pessoa.

O mais grave de tudo isso é quando avaliamos outras pessoas falsamente, exageradamente, dissimuladamente e maldosamente.

Ao censurarmos alguém criticamente e não o condenando, há de ter autoridade moral.

Lembramos de Jesus, que com toda a sua autoridade moral, não julgava as pessoas, e nós, na nossa inferioridade, estamos sempre se achando no direito de julgarmos os nossos semelhantes.

Somente a Deus cabe o julgamento da vida.

Bibliografia

O Novo Testamento, nas Bíblias

Crônicas Evangélicas - Paulo Alves Godoy

Os Quatro Sermões de Jesus - Paulo Alves Godoy

Parábolas e Ensinos de Jesus - Cairbal Schutel

Roseli Princhatti
Enviado por Roseli Princhatti em 07/10/2011
Código do texto: T3263814
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.