Os discípulos de Emaús

Os discípulos de Emaús - da Bíblia Sagrada

====================================================

Lc 24.13-35

(Interpretado por mim segundo minha compreensão).

Nossas cegueiras: pouca fé, baixa auto-estima, em descrédito com tudo e com todos, ansiedade a flor da pele, dominados por acontecimentos passados... enfim... são tantas as cegueiras.

No entanto, Jesus caminha conosco.

O hoje, pode trazer soluções e como ainda estamos concentrados, falando e vivendo o ontem, acabamos não vendo nem sentindo e duvidamos da nossa capacidade de aceitar e acreditar na providência de Jesus de uma resposta definida e, na maioria das vezes, melhor para nossa vida.

O próprio Jesus fala da nossa demora em acreditar e a dificuldade em entender tudo o que está escrito ou, na época, o que os profetas falaram. (ENTÃO JESUS DISSE A ELES: «COMO VOCÊS CUSTAM PARA ENTENDER, E COMO DEMORAM PARA ACREDITAR EM TUDO O QUE OS PROFETAS FALARAM! SERÁ QUE O MESSIAS NÃO DEVIA SOFRER TUDO ISSO, PARA ENTRAR NA SUA GLÓRIA?»Lc 24.25-26) É preciso acontecer para que glorifiquemos Deus. Isso não quer dizer que, necessariamente, devemos morrer. Aliás, morremos quando a depressão nos derruba. Estamos mortos, quando nos deixamos derrotar pela auto-piedade, tipo, por que acontece comigo ou por que sou tão azarado etc...Podemos e devemos glorificar Deus ainda aqui na terra. É o momento de não cair na depressão e sim, confiar; de não desesperar e sim, esperar; de não entrar em pânico e sim, fortalecer a fé; (A FÉ É UM MODO DE JÁ POSSUIR AQUILO QUE SE ESPERA, É UM MEIO DE CONHECER REALIDADES QUE NÃO SE VÊEM...Hb 11.1)

Convidemos Jesus para entrar e ficar vivo em nossos corações para que ELE não siga adiante. Tiremos a cegueira do nosso pensar, do nosso agir auto-piedoso. Vamos agradecer o que ainda temos e valorizar nossas vidas, nossos sorrisos, nosso senso de humor e mesmo as coisas materiais. E mais, temos um ao outro e temos... ‘eu’ saudável, físico perfeito que ainda pode lutar, correr atrás, fazer valer sem agredir. Aceitar as pessoas em nosso redor como elas são (AMOR) e agradecer pela existência de cada uma delas, pois é através delas que Jesus age. Ficar atento a cada atitude, movimento, expressão, discurso(pessoas que, na nossa opinião, falam demais e às vezes, uma chatice ouvi-los, podem dizer algo produtivo, construtivo), pois pode ser Jesus abrindo horizontes para reconhece-LO ( receber novo alento. Inspiração para um novo agir.).

Neste contexto da Bíblia encontramos: FÉ, ESPERANÇA E AMOR(CARIDADE).

Agora, portanto, permanecem estas três coisas: a fé, a esperança e o amor. A maior delas, porém, é o AMOR. ‘Cor 13.13’.

Não vamos deixar cair o senso de humor. Alegria e bom humor é Jesus no coração. ELE mesmo repetiu algumas vezes: ‘TENHAM BOM ÂNIMO’.

Família e amigos são a personificação de Jesus. É através deles que Jesus age. ELE habita seus corações como habita o meu.

Jesus caminha conosco, mas só o sentimos quando estamos na alegria, no bom ânimo, na boa vontade do cumprimento correto e honesto de nossos deveres.

Cedy
Enviado por Cedy em 02/10/2011
Reeditado em 02/10/2011
Código do texto: T3254217
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.