O pedido dos filhos de Zebedeu

Meditando em um trecho bíblico com referências em (Mateus c. 20 v. 17-28 ou Marcos c. 10 v. 32-45), algo me chamou muito atenção neste trecho. Quando fiz uma comparação da praticidade do trecho com nossos dias, fiquei um pouco preocupado, pois ainda não tinha parado pra pensar com afinco no assunto. Vejamos um resumo do texto.

Jesus ia com seus doze discípulos subindo para Jerusalém, e no decorrer da viagem, Jesus falou para eles que lá seria preso e entregue a morte pelos seus inimigos, mais no terceiro dia ressuscitaria dentre os mortos. Naquele momento, dois dos seus discípulos que eram irmãos disseram a Jesus que tinham um pedido a fazer, Jesus então perguntou-lhes qual seria o pedido. Disseram eles: nós queremos que o Senhor permita que no teu Reino nós venhamos a assentar um a tua direita e o outro a tua esquerda. Jesus então lhes perguntou: Podereis vós beber do cálice que eu ei de beber? Eles responderam que podiam. Jesus porém, lhes disse: Tudo bem, mas quem decide isso é meu Pai.

Amado leitor, Jesus podia e tinha poder para atender ao pedido deles, porém, Jesus viu naquele pedido “egoísmo”. Eram doze discípulos, todos com o mesmo objetivo, com exceção de Judas é claro, pois Jesus os tinha escolhido para proclamarem as boas novas, para o auxiliarem na sua jornada terrena. No entanto, aqueles dois queriam um lugar de destaque nos céus. Haviam esquecido dos ensinamentos do mestre. Os outros dez vendo aquilo se indignaram, ficaram bravos e com razão, afinal, também tinham direito a este lugar de destaque, concorda? Mas, Jesus com sua sabedoria, logo os acalmou, dizendo: Todo aquele que entre vós quiser ser Senhor, será vosso serviçal. Em outras palavras, todo aquele que quiser ser grande, se tornará pequeno, logo acalmaram-se.

Quantos cristãos em nossos dias que querem lugar de destaque nos céus! São egoístas, querem chegar ao céu sozinho, dificultam a caminhada do semelhante ao invés de ajudar. Dividem o céu entre denominações e até vetam o direito para algumas. Pobres coitados! Será que não entendem que o Reino dos Céus não pode ser loteado? Que este Reino está reservado para um conjunto de pessoas e não para vários conjuntos, é apenas um, que constitui a Igreja de Cristo, uma unidade, um corpo e Cristo a cabeça. Se é um corpo, vale lembrar que o corpo é constituído por diferentes membros e cada um com sua devida importância. Lembremos o que Jesus disse: Todo aquele que quiser ser grande, será pequeno e todo aquele que quiser ser o primeiro, será o derradeiro. Que não deixemos reinar em nossos corações os sentimentos que reinou naquele momento nos filhos de Zebedeu. Se a vontade de Deus é que todos venham ao arrependimento, por que não querermos compartilhar as maravilhas celestes com nosso semelhante? Amém.

Josildo S Neves

Josildo S Neves
Enviado por Josildo S Neves em 30/09/2011
Reeditado em 04/09/2022
Código do texto: T3250593
Classificação de conteúdo: seguro