PRINCÍPIOS PARA UM CASAMENTO FELIZ
Disse então o homem: “Esta sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada”. Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne. Gênesis 2.23-24 – Nova versão Internacional
Introdução
O dia do seu casamento deve ter sido um dia especial em sua vida. Noiva atrasada, noivo apreensivo. Os homens ficam preocupados quando a noiva atrasa. Mas, de repente alguém anuncia “a noiva chegou”. Toda ansiedade do dia é absolutamente normal. Afinal estávamos dando um passo rumo ao desconhecido. Ali, diante de uma autoridade eclesiástica ou civil fizemos votos e juras de amor eterno. Passam os anos e muitos de nós se esquece dos votos que fizemos. Casamos apaixonados. Mas com o passar do tempo a paixão continua? Você está feliz com seu cônjuge? Vejamos à luz da Bíblia alguns princípios para um casamento feliz.
I – Para o casamento ser feliz tem que haver parceria
Casais devem apoiar-se mutuamente, valorizar o trabalho do outro.
Então o Senhor Deus declarou: "Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda". Gênesis 2:18.
II – Para o casamento ser feliz tem haver confiança mútua
Ciúme destrói casamentos. Já diz um hino que costumamos cantar: “onde houver desconfiança, ai do amor...”
Coloque-me como um selo sobre o seu coração; como um selo sobre o seu braço; pois o amor é tão forte quanto a morte, e o ciúme é tão inflexível quanto a sepultura. Suas brasas são fogo ardente, são labaredas do Senhor. Cântico dos cânticos 8:6.
III – Para o casamento ser feliz é preciso existir o perdão
O perdão ao próximo é condição para recebermos o perdão de Deus. Nosso cônjuge é “nosso próximo, mais próximo”.
Tomem cuidado. “Se o seu irmão pecar, repreenda-o e, se ele se arrepender, perdoe-lhe”. Lucas 17:3
Pois se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também lhes perdoará. Mas se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não lhes perdoará as ofensas". Mateus 6:14-15
IV – Para o casamento ser feliz o amor tem que ser cultivado dia a dia
O amor é como a flor. Se não for regado dia a dia, murcha e morre.
Nem muitas águas conseguem apagar o amor; os rios não conseguem levá-lo na correnteza. Se alguém oferecesse todas as riquezas da sua casa para adquirir o amor, seria totalmente desprezado.
Cântico dos cânticos 8:7
Conclusão
Voltemos ao nosso texto básico. Precisamos entender o que significa “deixar o pai e a mãe”. Vale também para as mulheres.
1. Unir-se ao cônjuge é também separar-se
Une-se ao cônjuge, e separa-se física, emocional e geograficamente do lar dos pais.
2. Unir-se ao cônjuge é aceitar a família do outro como sua própria família
Se as famílias não se unem, o casamento tende ao fracasso.
3. Unir-se ao cônjuge é estar juntos nos momentos de alegria ou de tristeza. De fartura ou de escassez. De saúde ou de doença.
O apóstolo Paulo nos diz: “O amor Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta”. I Coríntios 13:7
Neste momento, quando diante de Deus renovamos os nossos votos matrimoniais, roguemos a Ele que nos abençoe e nos dê forças para prosseguirmos nesta caminhada, sendo fiéis àquele(a) que escolhemos para compartilhar conosco o nosso dia a dia, até que a morte nos separe. Deus nos abençoe
(Esboço de mensagem pregada no dia 31 de maio de 2008 na Primeira Igreja Batista em Tobias Barreto (Sergipe).