Nem Por Força e Nem Por Violência
Então Jesus disse-lhe: Mete no seu lugar a sua espada; porque todos os que lançarem mão da espada a espada morrerão. Mt 26:52
Num dado momento Jesus manifestou o desejo de ir a Jerusalém. E mandou Tiago e João como mensageiros numa aldeia de samaritanos para pedir pousada. Sendo rejeitados os discípulos disseram: Senhor, queres que digamos que desça fogo do céu e os consuma, como Elias também fez? Voltando-se, porém, repreendeu-os e disse: Vós não sabeis de que espírito sois. Porque o Filho do homem não veio destruir as almas do homens, mas para salva-las (Lc 9:51-56). Já no momento em que Ele estava sendo preso, Simão Pedro um dos seus discípulo, reagiu de uma forma contraria aos seus ensinamentos. Em Jo 18:10 diz: Então Simão Pedro, que tinha espada, desembainhou-a e feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita. E o nome do servo era Malco. Mas Jesus o repreende dizendo: Mete no seu lugar a sua espada; porque todos os que lançarem mão da espada a espada morrerão. E disse mais: deixai-os; basta. E, tocando-lhe a orelha, o curou. A historia nos mostra através dos séculos, os impérios que já existiram e que foram abatidos por outros impérios. Os impérios: Assírio, Egípcio, o Babilônico, e o Romano. Todos foram valentes que encontraram outros valentes que levaram os seus despojos, e todos pereceram. Jesus ainda disse para Pedro para lhe mostrar que não estava sozinho e que se ele quisesse mudaria aquela realidade num piscar de olhos dizendo: Ou pensais tu que eu não poderia agora orar a meu Pai, e que ele não me daria mais de doze legiões de anjos? Mas o propósito de Deus não era esse, Jesus veio para servir e não para ser servido como querem os impérios de hoje, e que usam a mesma postura dos impérios do passado intimidam com o seu poder bélico. Mas em Ap 22:12 está escrito: Eis que cedo venho! A minha recompensa está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Como é bom saber disso! Saber que existe alguém que está acima desses impérios que são estercos diante dele, e que julgará com justiça. Aleluia Gloria a Deus! Que assim seja! E disse mais: Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor. (Rm 12:19). Jesus veio para gerar uma nova criatura nascida da água e do Espírito e não da vontade da carne, antes dele partir disse: Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for; o Consolador não virá a vós, mas se eu for, enviar-vo-lo-ei. E quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. Jo 16:7-8. Portanto todo nosso trabalho feito para Deus não depende de força, poder ou perícia humana, mas do Espírito de Deus para que dê frutos. É o que diz Zc 4:6: E respondeu-me, dizendo: Esta é a palavra do SENHOR a Zorobabel, dizendo: Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos. A nossa luz só pode resplandecer diante dos homens se obedecermos ao novo mandamento que ele nos deu dizendo: Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros (Jo 13:34-35). Somente nos amando é que seremos rconhecido como seus discipulos, e cairemos na graça do povo, Ele será glorificado, e acrescerntará todos os dias, aqueles que há de se salvar. No cantor cristão tem um hino chamado: Amor que diz em sua terceira estrofe: Inda quando for custoso, nutre amor, ao irado e mui furioso mostre amor. Não se dês por insultado, mas responde com agrado, vence pelo amor. O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor. (Rm 13:10). Amem!