Por que Moisés fez as Leis Transitórias? Por que são assim chamadas?

Kardec diz (ESE, capítulo I) que "há duas partes distintas na lei mosaica: a Lei de Deus, sobre o Monte Sinai, e a Lei Civil ou Disciplinar, estabelecida por Moisés".

A Lei de Deus, ou Decálogo, é uma lei de todos os tempos e de todos os povos, e tem um caráter divino. Todas as demais leis estabelecidas por Moisés, contidas no Levítico, Números e Deuteronômio (livros do Pentateuco), eram transitórias, porque o grande legislador foi "obrigado a manter pelo temor um povo naturalmente turbulento e indisciplinado, no qual tinha que combater abusos arraigados e preconceitos adquiridos durante a servidão do Egito".

Para dar autoridade às suas leis, ele teve de lhes atribuir uma origem divina, como o fizeram todos os legisladores dos povos primitivos. A autoridade do homem devia apoiar-se na autoridade de Deus.

Bibliografia:

A Bíblia de Jerusalém - Edições Paulinas

Mapa da Bíblia - Edições Paulinas

Atlas da Bíblia - Edições Paulinas

O Evangelho Segundo o Espiritismo (ESE) - Capítulo I

O Consolador - perguntas 261 a 281 - Emmanuel

Roseli Princhatti
Enviado por Roseli Princhatti em 21/09/2011
Código do texto: T3233393
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.