DANDO ORDENS A DEUS
TEXTOS BÍBLICOS: Isaías 45.9
Ai daquele que contende com o seu Criador! o caco entre outros cacos de barro! Porventura dirá o barro ao que o formou: Que fazes? ou a tua obra: Não tens mãos?
Jeremias 18.3-6
E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas,
Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer.
Então veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o SENHOR. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.


Talvez você diga que já te falaram em outras oportunidades sobre ser um vaso nas mãos do SENHOR, mas esta palavra continua sendo necessária nos nossos dias.

Tenho visto, e creio que você também vê, algumas pessoas que em suas orações ou pregações dão ordens a DEUS, isso me incomoda, e sempre me pergunto, quem é o Oleiro e quem é o vaso?

A Palavra do SENHOR diz em Jeremias 18.6 que nós somos para ELE como o vaso na mão do oleiro, ou seja ELE nos molda para a missão que tem separada para cada um de nós, partindo deste ponto, entendo que não cabe ao homem dar ordens ao SENHOR.

O vaso não deve questionar ao OLEIRO quanto à sua obra, ou definir como ELE deve faze-la, mas deve estar submisso à sua vontade e disposto a executar a obra por ELE determinada.

O vaso quebrou-se na mão do oleiro, e ele o refez de forma diferente da anterior, assim também pode acontecer conosco, quando nos entregamos à vontade do PAI, ELE muda nosso caminho, nossos atos, moldando nosso caráter, nos conduzindo para os seus caminhos, levando-nos a fazer o bem e a ser parte de teu Reino.

As pessoas se dispõem a ser vaso, querem ser usadas por DEUS, mas da forma que lhes agrada, submetendo o SENHOR à sua vontade e até mesmo aos seus caprichos (já ouvi falar de pessoas que oram assim “JESUS eu quero um carro novo, e eu quero agora!”). Não sou contra você orar pedindo bênçãos materiais, mas entendo que DEUS sabe o melhor momento para dar a sua bênção, ou também a razão de “não” atender sua oração como aconteceu com Davi (II Samuel 12.15-18).

É um tanto contraditório o homem dá ordens ao SENHOR, e depois ora dizendo “Seja feita a sua vontade, assim na terra como nos céus” (Mateus 6.10), é para ser feita a vontade de DEUS ou do homem?

Você está disposto a entregar seu caminho ao SENHOR, confiar nELE e deixar que ele faça o melhor para você (Salmo 37.5), segundo o que deseja o coração dELE?