ACHEGAR-SE A CRISTO
"O QUAL DESEJA QUE TODOS OS HOMENS SEJAM SALVOS E CHEGUEM AO PLENO CONHECIMENTO DA VERDADE"
(1 Tim. 2:4
-----------------------------------------------------------
O homem se afastou de DEUS voluntariamente, conforme nos diz o apóstolo Paulo em sua epístola aos Romanos:
"A IRA DE DEUS SE REVELA DO CÉU CONTRA TODA IMPIEDADE E PERVERSÃO DOS HOMENS QUE DETÊM A VERDADE PELA INJUSTIÇA"(Rm. 1:18); mas isso pode ser revertido, por mais difícil que seja tal luta. A experiência humana mostra-nos que um homem, com CRISTO ou sem Ele, sabe a diferença entre o bem e o mal, e pode escolher uma coisa ou outra, ainda que, normalmente, o homem não regenerado prefira sempre o mal. Apesar disso, alguns indivíduos não-regenerados, de acordo com todas as aparências externas, permitem que o bem seja a força dominante. É absurdo dizer que um homem não pode fazer o bem, se assim quiser faze-lo, pois os homens simplesmente assim agem. Naturalmente, não nos devemos olvidar da influência geral do Espírito Santo, que leva os homensa a praticarem o bem; pois todo o bem praticado, em última análise, vem da parte de DEUS. Contudo, o ministério do Espírito Santo é universal, conforme entendemos com base em João 16:17. O Espírito de DEUS não atua apenas no seio da igreja, mas entre todos os homens. Portanto, todos os homens podem seguir a retidão, podem achegar-se a CRISTO, pois recebem o poder para tanto, se ao menos assim quiserem fazê-lo. Além disso, a própria alma humana criada segundo a imagem de DEUS, em nenhum ser humano se acha tão depravada a ponto de não ter capacidade de agir corretamente e de tomar as decisões certas.
Confiar em CRISTO é uma decisão certa, que se espera da parte dos incrédulos, os quais podem pelo menos tentar fazer debilmente, se assim quiserem fazê-lo. Ora, quando o indivíduo faz essa débil tentativa, então DEUS vem ao encontro dele, no caminho; e então o divino e o humano se encotram, havendo, como resultado disso, verdadeira outorga da alma humana aos cuidados de CRISTO. Toda a experiência humana prova ser essa a verdade; e aquele que passou por tal experiência não dá importância aos argumentos em contrário, daqueles que ainda não passaram por ela.
Obrigação moral sem livre-arbítrio é um absurdo. Nenhum sistema moral será possível a menos que o indivíduo seja considerado responsável pela suas ações e decisões. Não poderá ser julgado se não lhe foi dada escolha, e se agiu debaixo de pressão, vinda da parte de sua natureza perdida, por opressão do diabo ou por permissão de DEUS.
O julgamento, em todas as sociedades humanas, se baseia na premissa que um homem podia ter agido de outra maneira, se assim tivesse querido fazê-lo. Todos os sistemas éticos, a recompensa pelas boas ações e o castigo pela má conduta, dependem do fato que um homem poderia ter agido diferentemente, se assim tivesse querido. Ninguém merecerá recompensa pelo bem praticado, se porventura isso não partiu de sua própria vontade, ainda que a influência divina é que o tenha levado a essa atitude.
Não perceber livre-arbítrio no homem é destruir o poder e a justeza de todo o mandamento moral que há nas Escrituras. Além disso, consideremos que as Escrituras ensinam que o homem pode falhar, até mesmo após sua conversão.
"MAS ESMURRO O MEU CORPO E O REDUZO À ESCRAVIDÃO, PARA QUE, TENDO PREGADO A OUTROS, NÃO VENHA EU MESMO A SER DESQUALIFICADO". (1 Co. 9:27).
"ASSIM, POIS, AMADOS MEUS, COMO SEMPRE OBEDECESTES, NÃO SÓ NA MINHA PRESENÇA, PORÉM, MUITO MAIS AGORA, NA MINHA AUSÊNCIA, DESENVOLVEI A VOSSA SALVAÇÃO COM TEMOR E TREMOR"(Fil.2:12).
Especialmente no texto acima, notemos como a questão inteira da salvação é apresentada de tal modo que a poderíamos comparar com uma estrada de duas vias - uma humana e outra divina. Há na salvação o encontro e o intercâmbio entre DEUS e o homem. Todos os mandamentos que nos impelem à ação moral, conforme se vê nos capítulos terceiro e décimo segundo das apístolas aos Colossenses e aos Romanos, respectivamente, bem como em todas as demais passagens bíblicas que versam sobre a conduta humana, nada significariam, a menos que o homem pudesse ser-lhes obediente ou desobediente, de conformidde com a aceitação ou a rejeição que fizer da vontade divina, que sobre ele atua.
A chamada ao arrependimento e a fé, dados através da Bíblia, e que visa todos os homens, seria apenas uma zombaria para queles que já se encontram em estado de miséria espiritual. Essa chamada universal seria um absurdo se os homens não se pudessem arrepender. O mandamento de DEUS é que ele notifica aos homens que todos em toda parte se arrependam:
"ORA, NÃO LEVOU DEUS EM CONTA OS TEMPOS DA IGNORÂNCIA; AGORA, PORÉM, NOTIFICA AOS HOMENS QUE TODOS, EM TODA PARTE, SE ARREPENDAM". (Atos, 17:30).
Como se poderia pensar que DEUS ordena aos homens uma coisa que lhes é impossível obedecerem? Isso é inconcebível, fazendo as Escrituras as tornarem meras zombarias. Bem pelo contrário disso, DEUS é Salvador, que ama o mundo inteiro (Jo. 3:16), e que proveu meio seguro de salvação para todos, contanto que se queiram deixar salvar. A pregação cristã também não deve ser vista como um jogo de tiro ao alvo, como se seu único propósito fosse o de descobrir os eleitos entre a multidão de pessoas que nos ouvem. Na realidade, todos os homens podem salvar-se, isto é, há possibilidade e abertura da oportunidade para todos. O homem sabe que não é o que deveria ser, e demonstra algum desejo, por mais débil que seja, de melhorar sua situação espiritual. Mas o Espírito Santo, que está no mundo, exerce influência sobre todos os homens. Por essa razão, todos os homens podem buscar a DEUS e encontrá-LO, por intermédio de JESUS CRISTO, se assim quiserem fazê-lo.
"MAS EU VOS DIGO A VERDADE: CONVÉM-VOS QUE EU VÁ, PORQUE, SE EU NÃO FOR, O CONSOLADOR NÃO VIRÁ PARA VÓS OUTROS; SE, PORÉM, EU FOR, EU VO-LO ENVIAREI". (Jo. 16:7).
FONTES: Bíblia Sagrada
Livro - N. T. Interpretado.
Wilson de Oliveira Carvalho
"Não mude para ser amado; cresça a partir do que você é"
(The Greatest Psychologist Who Ever Lived: Jesus and the isdom of the soul)
Mark W. Baker.