Que diferenças havia entre fariseus e saduceus?

Os Fariseus, que quer dizer separados (Parasch), aceitavam que Moisés "independentemente da lei escrita", tinha recebido do anjo Raziel uma lei oral, que transmitiu a Josué, este aos anciãos do povo, e estes aos membros da grande sinanoga.

Eles eram observadores servis e afetados das prátiocas exteriores do culto e das cerimônias, inimigos das inovações, mas sob as aparências de uma devoção meticulosa, escondiam costumes dissolutos e muito orgulho. A religião, para eles, era mais um meio de subir do que objeto de uma fé sincera. Acreditavam na imortalidade da alma, na eternidade das penas e na ressurreição dos mortos. Era um partido religioso popular.

Os Saduceus não acreditavam na imortalidade da alma e nem na ressurreição. Eram menos piedosos e mais políticos, sendo o partido religioso sacerdotal de Caifás e Anás.

Bibliografia:

A Bíblia de Jerusalém - Edições Paulinas

A Bíblia Sagrada

Atlas da Bíblia - item 12 - Edições Paulinas

(1) O Redentor - capítulos 14 e 34 - Edgard Armond

História Universal, volume quarto - capítulo XII - Cesare Cantu

A Caminho da Luz - Capítulo XII - Emmanuel

Enciclopédia da Bíblia - Edições Paulinas

Roseli Princhatti
Enviado por Roseli Princhatti em 12/09/2011
Código do texto: T3215387
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.