Lições da tempestade

Lições da Tempestade

Texto áureo:

Mc. 4: 35-41

Convido você após a narrativa deste texto a colocar se dentro deste barco no mar revolto e identificar as lições que podemos tirar da tempestade, das tempestade.

Entre nesse barco e embarque nesta viagem...

Características das tempestades da vida

• São inevitáveis;

(As tempestades podem ocorrer devido a erros, pecados cometidos e tempestades surgem em conseqüência destes atos de desobediência).

• São imprevisíveis;

(As tempestades acontecem de repente, através do desemprego, doenças, acidentes, morte)

• São inadministráveis;

(No momento da tempestade, ficamos a deriva, não há o que fazer, foge do nosso controle a solução dos problemas, por mais cuidadoso e precavido que sejamos).

• São surpreendentes;

(A tempestade muda o modo que você enxerga a situação, muda a perspectiva e altera bruscamente suas prioridades).

• São perigosas;

(A tempestade é a linha tênue entre a obediência e o pecado, neste momento a ação de satanás frisa seu interesse, roubar, matar e destruir).

• São pedagógicas;

(Tudo o que acontece, tem que ter permissão de Deus, e a tempestade não é diferente, ela vem sobre nós com o intuito de aprendermos a lidar com as situações e nos chamando a responsabilidade).

“A vida é um mar revolto”

Reflexões

Talvez você pense, tá bom ...

Podemos aprender com a tempestade, mas quero ficar de boa, viver o período de bonança, sossegado, tranqüilo. Pois bem a bonança gera em nós uma das maiores dificuldades do ser humano, o comodismo, a passividade.

Quantas pessoas conhecemos que deixam a vida passar?

Vivem sem vida, sem entender a razão de sua existência

Vivem do egoísmo de seus desejos e esquecem de reconhecer a ação do Criador em suas vidas.

Diante da tempestade, você precisa agir, tomar uma atitude, a tempestade vem e nos acorda.

Quando a tempestade vem de Deus, é para nos ensinar e nos fazer crescer e amadurecer, afinal é interesse do Espírito Santo de Deus trabalhar as nossas fraquezas.

Frutos da Tempestade

Purificação

(Lapidar, transformar o ser humano conforme a sua fé)

Fé não é esperança, é agora

A fé é tão valiosa quanto o ouro

“Somos provados para sermos efetivamente aprovados no processo de transformação”.

Revelação

Quando estamos na tempestade, podemos entender que não temos força pra vencer sozinho, enxergamos nossas fraquezas frente aos problemas. Na hora da tempestade da tempestade percebemos o quanto dependemos dos outros, somos seres dependentes.

Ninguém vive, ou nasce pra ser sozinho.

A revelação principal existente na tempestade é que não podemos esquecer quem esta no controle, quem é o grande regente da vida, e de toda a orquestra que compõe a vida.

È preciso enxergar a presença evidente de Deus em meio a tempestade, afinal nas horas da vida em que não a esperança, quem pode nos ajudar?

E é ai que temos a manifestação da soberania de Deus revelada, dependemos de Deus, pois ele está no controle.

DEVOÇÃO

Na hora da tempestade, se você reconhecer que está em meio a um mar revolto que não está no seu controle, você ira reconhecer “Quem ele é”

Na tempestade aprendemos a orar, a clamar

Quando estamos passando pela tempestade nossas orações são diretas, sinceras e cheias de emoção, angustia, lágrimas quebrantamento e verdade.

Na hora da angustia somos diretos, não fazemos rodeios, nossas fraquezas são expostas, as palavras são de fato a tradução do coração.

“Na tempestade aprendemos a ser diretos, pedimos socorro a Deus”.

FRUTIFICAÇÃO

Na passagem que lemos no momento da tempestade onde os outros ocupantes sentiam medo da morte Jesus repreende a tempestade.

Talvez em rápida leitura você identifique apenas a ação soberana daquele que faz o mar sossegar, mas existe algo implícito neste texto, pouco observado.

Jesus, repreende os ventos...

Como Jesus pode repreender algo que Deus criou?

Já que a atitude de repreender significa que o que está ocorrendo é contra a vontade de Deus, aquela tempestade não era algo dado por Deus.

Mas tinha um objetivo.

Quando estiver em meio a tempestade olhe a diante e identifique o que está alem, precisamos enxergar além....

Do outro lado, havia alguém que precisava ter um encontro com Deus, do outro lado havia um jovem cheio de demônios, marginalizado pela sociedade, sem esperança que aguardava por sua libertação do outro lado da margem.

Aquele jovem estava preso há uma vida de solidão, sem perspectiva.

Jesus tinha que ir ao encontro daquele jovem....

Se você conhece a Cristo deve saber que uma vida sem frutos, é uma vida de egoísmo.

“As dificuldades, não vem ao acaso, sempre há alguém do outro lado que precisa de você, as tempestades nos ensinam a reconhecer a grandeza, a soberania de Deus, ao passo que nos entregamos confiando em Deus, ele transforma nossa vida e passamos a produzir os frutos que ele requer de nós”.